• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

EUA consideram ameaças terroristas internas prioritárias

Responder

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
2,339
Gostos Recebidos
0
Os Estados Unidos querem a "destruição total" da al-Qaeda, mas as ameaças provenientes do interior são prioritárias, declarou esta quarta-feira o principal conselheiro do Presidente norte-americano, Barack Obama, para o antiterrorismo.

Menos de dois meses após a morte de bin Laden, inimigo público "número um" durante uma década, John Brennan apresentou a nova estratégia antiterrorista norte-americana, a primeira desde que Obama chegou ao poder, que formaliza as perspectivas dadas ao combate contra o terrorismo desde o início de 2009.

Não se trata de uma "guerra global", advertiu o conselheiro numa referência à "guerra contra o terrorismo" declarada pelo anterior Presidente norte-americano George W. Bush após os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Mas os Estados Unidos continuam a querer destruir a al-Qaeda. "Procuramos a destruição total deste mal que dá pelo nome de al-Qaeda", declarou Brennan, que evocou uma guerra, "uma vasta campanha, contínua e dura" contra a organização actualmente dirigida pelo egípcio Ayman al-Zawahiri.

Para isso, é preciso "desmantelar o coração da Al-Qaida", atacando os dirigentes refugiados nas zonas tribais do Noroeste do Paquistão e impedir a instalação de santuários no Paquistão e no Afeganistão.

"Por outras palavras, queremos deixar o coração da al-Qaeda incapaz de organizar atentados contra o nosso território, os nossos cidadãos e os nossos aliados", disse o responsável.




In:JN
 
Topo