kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Os Estados Unidos espiaram mais de 60 milhões de chamadas telefónicas em Espanha em apenas um mês, entre o final do ano passado e o inicio de 2013, segundo documentos citados, esta segunda-feira, pelo jornal espanhol "El Mundo".O jornal explica que a confirmação da espionagem realizada pela National Security Agency (NSA) está expressa num documento da agência intitulado "Spain last 30 days" (Espanha últimos 30 dias) que detalha o fluxo de comunicações intercetadas entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013.
Segundo o jornal, ficaram registados os telefones conetados e a duração das chamadas, o que corresponde a um delito do Código Penal.
O "El Mundo" explica que se trata de documentos obtidos pelo jornal mediante um acordo exclusivo com o jornalista Glenn Greenwald, que tem vindo a divulgar o que identifica como "documentos Snowden".
Edward Snowden é um ex-analista da inteligência norte-americana que tornou públicos detalhes de vários programas confidenciais usados pelos Estados Unidos para a vigilância eletrónica de governos em todo o mundo.
Entre os alvos da espionagem estão 35 líderes mundiais, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande.
jn