• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

EUA Obama anuncia "uma nova era" para espionagem

zuma

GF Prata
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
O Presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou hoje mudanças nos programas governamentais de espionagem, no rescaldo do designado caso Snowden, admitindo um crescendo de preocupações quanto à privacidade dos cidadãos norte-americanos.

16509118.jpg

Edward Snowden, um ex-consultor informático da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em Inglês), desencadeou uma tempestade político-mediática, nos EUA e no mundo, ao revelar detalhes de um programa norte-americano de espionagem da internet e telefonemas, encontrando-se asilado na Federação Russa.

Durante uma esperada conferência de imprensa, na Casa Branca, Barack Obama anunciou "uma nova era" para os serviços de informação, caracterizada por mais transparência, controlo externo e garantias para os cidadãos, e anunciou a nomeação de um responsável pela privacidade na NSA.

"Vamos tomar medidas para aumentar a supervisão, a transparência e o controlo", disse.

Já ao comentar as relações com a Federação Russa, Obama disse que a chegada de Putin à Presidência aumentou a retórica anti-norte-americana por parte dos russos, mas afastou a ideia de um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão decorrer em Sochi, em 2014.

Obama disse ainda que a Al-Qaida "tem capacidade" de realizar atentados contras as embaixadas e os interesses norte-americanos, apelando à "manutenção da vigilância".

Outro tema presente foi o da sucessão de Ben Bernanke na chefia da Reserva Federal (Fed), com Obama a não dar indicações sobre possíveis candidatos, afirmando que, seja quem for, terá o desemprego como principal desafio.

Fonte: NM
 
Topo