Portal Chamar Táxi

EUA submetem ao Conselho de Segurança da ONU mais sanções para Pyongyang

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
[h=2]Os Estados Unidos apresentaram hoje um projeto de resolução para reforçar as sanções da ONU contra a Coreia do Norte, que deve ser submetido a votação do Conselho de Segurança na sexta-feira.
[/h]

naom_58b6d3949f5d1.jpg





Fontes diplomáticas citadas pela agência de notícias AFP confirmaram hoje que os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU se vão pronunciar na sexta-feira sobre a proposta, estando a votação agendada para as 13:00 (18:00 em Portugal).





O projeto de resolução, a que a AFP teve acesso, indica que no texto se pretende proibir a exportação para a Coreia do Norte de quase 90% dos produtos petrolíferos refinados e ordenar o repatriamento para o país nos próximos 12 meses de todos os norte-coreanos que trabalham no estrangeiro.



Dezenas de milhar de norte-coreanos foram enviados para a Rússia e para a China, para recuperar divisas para o país, trabalhando em "condições próximas da escravatura", segundo a ONU.



Diplomatas disseram na quarta-feira que os Estados Unidos e a China estão a debater novas sanções contra Pyongyang, na sequência do último disparo por parte da Coreia do Norte de um míssil intercontinental, a 29 de novembro passado.



O novo texto assenta em sanções já aprovadas pela ONU nos últimos anos, especialmente as que visam o petróleo bruto e refinado, proveniente principalmente da China.



Os Estados Unidos pretendem ainda aprovar uma extensa lista de produtos que a Coreia do Norte fica proibida de exportar. Todos os países ficariam com permissão para intercetar, bloquear e apreender embarcações suspeitas de transportar cargas ilegais de ou para a Coreia do Norte, segundo o projeto de texto.




nm

 
Topo