Portal Chamar Táxi

Evite ser despedido (ou nem sequer ser contratado) por causa do seu Facebook

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,084
Gostos Recebidos
481
400753.jpg


Evite ser despedido (ou nem sequer ser contratado) por causa do seu Facebook

Partilhar o que não deve nas redes sociais pode custar-lhe o seu posto de trabalho ou uma nova contratação. Por isso, deve ter em mente regras essenciais para não deitar por terra a sua reputação profissional.
O site Psychology Today explica como as diferentes formas de se comportar nas redes sociais tem vantagens e desvantagens. Nenhuma das estratégias referidas é perfeita, mas o primeiro passo para evitar problemas é analisar aquela que está a usar e verificar se é a mais adequada às suas necessidades. Desta forma, consegue minimizar o impacto sobre a sua carreira e/ou empresa.

Estratégia Aberta

Utilizadores que partilham livremente os seus sentimentos e pontos de vista. Vantagem: Mostrar o lado profissional e pessoal, revelando ser genuíno. Desvantagem: Alguns podem respeitá-lo, mas outros poderão gostar menos de si e/ou ser relutantes em contratá-lo.

Estratégia condicionada à audiência

Utilizadores que partilham pensamentos e pontos de vista mas só para um grupo restrito (por exemplo, criam uma conta privada de Facebook ou Twitter). Vantagem: Privacidade. Desvantagem: Irritar possíveis interessados em contratá-lo por não o encontrarem nas redes sociais e não conseguirem entrar em contacto.

Estratégia baseada no conteúdo
Utilizadores que partilham apenas informação que melhora ou tenha que ver com a sua imagem profissional. Vantagem: Gestão da sua reputação. Desvantagem: Pode parecer superficial, forçado, e não vai controlar o que os outros dizem de si.

Estratégia personalizada

Utilizadores que gerem a sua audiência e conteúdo através de perfis com políticas de privacidade personalizadas (por exemplo, ter várias contas de Twitter e YouTube como muitas figuras públicas e jornalistas fazem). Vantagem: Exprimir-se com muita cautela. Desvantagem: Implica despender mais tempo.
Seja qual for a estratégia, há coisas que nunca deve publicar no Facebook. Veja aqui quais são: 7 coisas que não se devem publicar no Facebook

Fonte: Jornal SOL
 
Topo