Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 5

Ontem à noite, no programa Contracorrente da Sic Notícias, Manuela Ferreira Leite defendeu que os doentes hemofílicos com mais de 70 anos devem pagar os tratamentos de hemodiálise de que necessitam.Durante o debate, a jornalista Ana Lourenço questionou António Barreto: «Não acha abominável que se discuta se alguém com 70 anos tem direito à hemodiálise?», ao que Manuela Ferreira Leite, anticipando-se à resposta do sociólogo, afirmou: «Tem sempre o direito se pagar (alguém com 70 anos)».
A antiga ministra das Finanças continuaria, explicando a sua tese, que «não é possível é manter-se um Sistema Nacional de Saúde como o nosso, que é bom, gratuito para toda a gente. Para se manter isso, o Sistema Nacional de Saúde vai-se degradar em termos de qualidade de uma forma estrondosa».
Para explicar a sua afirmação, a ex-líder do PSD muniu-se do exemplo de países do norte da Europa, do grupo dos 'desenvolvidos', e explicou que, caso a hemodiálise continue a ser disponibilizada para todos o sistema não vai funcionar «nem para ricos, nem para pobres». «O modelo social europeu pressupunha uma taxa de crescimento na ordem os 5 ou 6%, que não vai voltar a existir. Esses serviços que foram montados com base nesse pressuposto não têm hipótese de funcionar», antiga líder política explicou, então que o sistema, como existe, deve ser desmantelado à semelhança do que acontece em países como o Reino Unido, Alemanha e Holanda.
[video=youtube;iBSvvi9GJIU]http://www.youtube.com/watch?v=iBSvvi9GJIU&feature=player_embedded[/video]
SOL