- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

Ex-PM da Islândia acusado de ser culpado pela crise, sabe segunda-feira se é condenado
O ex-primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, que liderava o governo quando os bancos colapsaram levando o país a uma grave crise financeira, saberá na segunda-feira se será responsabilizado criminalmente pela crise.
Geir Haarde é o único ex-governante que se arrisca a ser julgado devido à crise financeira mundial.
O antigo primeiro-ministro recusa as acusações de negligência que lhe são imputadas enquanto governou o país, e de que terá contribuído para o desastre financeiro islandês.
Se for condenado, arrisca cumprir uma sentença de dois anos de prisão efectiva.
O setor financeiro islandês cresceu de forma desmesurada durante a primeira década do século XXI, chegando a representar nove vezes o Produto Interno Bruto do país antes de colapsar devido ao nível de endividamento gigantesco, em outubro de 2008, um mês após a falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers.
O colapso do sector financeiro arrastou o país para uma grave crise e tornou-se num dos primeiros países a recorrer a apoio financeiro do Fundo Monetário Internacional na sequência da crise financeira mundial.
O veredito contra o ex-primeiro-ministro será anunciado na segunda-feira num tribunal especial criado em 1905 especificamente para lidar com acusações criminais contra ex-governantes, mas este é o primeiro caso a ser julgado no tribunal.
Lusa/SOL