B@eta
GForum VIP
- Entrou
- Dez 30, 2006
- Mensagens
- 1,876
- Gostos Recebidos
- 25
Exosqueleto ajudará jovem paralisado a dar pontapé de partida do Mundial de 2014
Publicado em 04 de Abril de 2014.
Pouco antes das 17 horas locais, no dia 12 de Junho, um jovem brasileiro paraplégico vai levantar-se da sua cadeira de rodas e dar o pontapé de saída do Mundial de Futebol de 2014 no Arena Corinthians, em São Paulo.
Para tal, ele contará com a ajuda de um exosqueleto controlado pelo cérebro, que está a ser desenvolvido por várias universidades internacionais, num projecto que é liderado pela Duke University.
O arranque do mundial será uma oportunidade para demonstrar a tecnologia real e prática que está ao alcance da espécie humana actualmente. O pontapé simbólico é apenas parte de um projecto intitulado “Walk Again Project”.
O exosqueleto fornecerá apoio aos membros inferiores do corpo do jovem e os padrões da actividade cerebral, detectados por eléctrodos colocados na cabeça, irão ajudar a controlar o esqueleto artificial. Os sinais são depois transmitidos para um computador na posse do utilizador que converte os sinais em movimentos, refere o Guardian.
Com o projecto quase concluído, os investigadores vão escolher o jovem candidato que será treinado para utilizar o exosqueleto. Actualmente, a equipa de investigadores está a treinar nove paraplégicos, com idades entre os 20 e 40 anos, sendo que apenas um dará o pontapé de saída.
No último mês, a equipa de cientistas que está a desenvolver o exosqueleto foi assistir a jogos no Arena Corinthians para perceber se a radiação dos telemóveis pode interferir com o equipamento que vai ajudar o jovem a erguer-se da sua cadeira de rodas. As ondas electromagnéticas podem afectar o comportamento do exosqueleto, mas os testes feitos até agora foram encorajadores. As hipóteses de o exosqueleto funcionar incorrectamente ou deixar de funcionar são bastante baixas.
Esta semana foi lançada uma página de Facebook que documenta a evolução do projecto. Nos próximos dias será lançado o site oficial do projecto.
Fonte: greensavers