• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Exosqueleto dá braços de ferro a operários

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0

attachment.php

A versão final deverá ter uma estrutura mais leve e menor.
[Imagem: ROBO-MATE Project]

Exoesqueleto robótico

Pesquisadores europeus apresentaram o primeiro protótipo de um exoesqueleto para operários da indústria.
Além de dar uma força extra aos trabalhadores, o exoesqueleto promete diminuir o risco de acidentes e lesões, sobretudo no caso de esforços repetitivos.
"O objetivo do projecto Robo-Mate é desenvolver um exoesqueleto robótico amigável, inteligente, cooperativo e leve para trabalhos manuais pesados," disse Hans Wernher van de Venn, do Instituto de Sistemas Mecatrónicos da Suíça.
O projecto Robo-Mate congrega equipas de outros seis países europeus, e promete ter uma versão utilizável na indústria em meados do ano que vem.
O protótipo ainda parece desajeitado e pouco cómodo, mas mostrou-se totalmente funcional para ajudar a lidar sem esforço com pesos entre 7 e 15 kg, já que, para lidar com pesos maiores do que esses, normalmente a indústria usa robôs industriais.

attachment.php

O "operário robotizado" parecer-se á mais com um Polvo do que um Homem de Ferro.
[Imagem: ROBO-MATE Project]

Força e segurança

O exoesqueleto possui sensores para reconhecer os objectos que o operador está a manipular, por forma a permitir não apenas que os motores forneçam a força correta para os braços, mas também para limitar as forças de aperto e diminuir o risco de danos nos próprios objectos.
"É claro, que um dos principais tópicos da pesquisa é a segurança," disse Venn.
"Nós analisámos os riscos potenciais e contamos com sistemas replicados para evitá-los, tais como a força exercida pelos suportes."
Tudo será controlado por um ecrã individual, que estará à altura dos olhos do operador, para que ele possa ver o que está a acontecer em seu redor, incluindo a aproximação de outros equipamentos e robôs.
 

Anexos

  • exoesqueleto-trabalhador-1Gforumt.jpg
    exoesqueleto-trabalhador-1Gforumt.jpg
    36.6 KB · Visualizações: 6
  • exoesqueleto-trabalhador-2Gforum.jpg
    exoesqueleto-trabalhador-2Gforum.jpg
    65.1 KB · Visualizações: 6
Topo