Portal Chamar Táxi

Explosão em Estarreja na Quimigal

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Explosão em Estarreja

Dois trabalhadores, de 19 e 37 anos, ficaram queimados numa pequena explosão na fábrica Quimigal, em Estarreja, apurou o JN junto de fontes da empresa.

Foram mobilizados 17 bombeiros com quatro viaturas e um helicóptero, que já evacuou os feridos. O incêndio que deflagrou na sequência da explosão já está extinto.

O acidente ocorreu durante trabalhos de manutenção numa conduta e foi provocado pelas faíscas de uma rebarbadeira. A fábrica não estava a operar no momento do acidente.

O alerta da explosão foi dado às 13h20.


JN
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Estarreja: Feridos evacuados para os hospitais da Universidade de Coimbra - CDOS
Aveiro


Porto, 28 Ago (Lusa) - Os dois operários que hoje sofreram queimaduras na sequência de uma explosão ocorrida na antiga Quimigal, em Estarreja, distrito de Aveiro, foram já evacuados para os hospitais da Universidade de Coimbra.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o ferido "muito grave" foi transportado para o hospital de helicóptero, sendo o outro ferido "grave" levado de ambulância com suporte de vida do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O vereador da protecção Civil da Câmara de Estarreja, Alexandre Fonseca, em declarações à Lusa, afirmou que, de acordo com as primeiras indicações que recolheu no próprio local, os feridos apresentam queimaduras de 2º grau.

Adiantou ainda que o incêndio provocado pela explosão foi de imediato extinto pelo dispositivo de bombeiros da própria empresa, que tem agora a designação de CUF - Químicos Industriais.

A produção daquela unidade fabril encontra-se parada para férias, sendo este período aproveitado para a realização de trabalhos de manutenção, acrescentou o autarca.

A fonte do CDOS de Aveiro salientou ainda que a explosão ocorreu "numa ala em manutenção, quando os técnicos estavam a fazer uma solda".

O alerta da explosão foi dado às 13:20.


JAP/JGJ.

Lusa/fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Feridos em explosão não correm perigo de vida e um já falou com médico

Estarreja: Feridos em explosão não correm perigo de vida e um já falou com médico


Coimbra, 28 Ago (Lusa) - Um dos dois operários que hoje sofreram queimaduras devido a uma explosão na antiga Quimigal, em Estarreja, já falou esta tarde com um médico da Unidades de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Luís Teles, médico desta unidade dos HUC, disse à Agência Lusa que Luís Filipe Moreira Sousa "está estável e não corre perigo de vida", admitindo também que o outro ferido, Marco Reis, esteja em situação idêntica.

Quando deram entrada no hospital de Coimbra, os dois operários estavam a respirar com auxílio de um ventilador, "havendo então suspeitas de queimaduras inalatórias", o que não se confirmou.

Luís Moreira Sousa, de 37 anos, com queimaduras de segundo grau na face e no braço esquerdo, "já está a respirar espontaneamente", na Unidade de Queimados, tendo conversado com o médico de serviço.

Quanto ao ferido Marco Reis, de 18 anos, que às 17:15 se mantinha ainda na urgência do hospital, Luís Teles disse que ele também sofreu queimaduras de segundo grau, mas apenas no rosto.

O médico prevê retirar igualmente os tubos a Marco Reis, logo que passe da urgência para a Unidade de Queimados.

A produção da antiga Quimigal de Estarreja está parada para férias.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, a explosão que vitimou os dois trabalhadores ocorreu quando estavam a fazer uma solda, numa ala em manutenção.

O alerta da explosão foi dado às 13:20.


CSS.
28 de Agosto de 2008, 18:54
Lusa/Fim
 
Topo