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Exportações de mobiliário aumentam 6,2% até Setembro
As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria aumentaram 6,2% até Setembro, face ao mesmo período de 2011, devendo até final do ano ultrapassar os mil milhões de euros do ano passado, segundo o Cluster das Empresas de Mobiliário.
“Caso se mantenha a tendência neste último trimestre deste ano, prevê-se que o valor total de exportações de mil milhões de euros conseguido em 2011 seja ultrapassado novamente, reforçando um sector que este ano representará cerca de 2,8% das exportações totais nacionais”, lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.
De acordo com os dados divulgados, entre os 10 principais clientes de mobiliário português em 2011 figuram apenas dois mercados extracomunitários: Angola (com 100 milhões de euros, 9,8% do total) e os EUA (11 milhões de euros, com uma variação positiva de 18% nos últimos cinco anos).
No total, o mercado intracomunitário absorveu perto de 80% das exportações nacionais, com destaque para Espanha e França, com cerca de 63% do total.
Para o presidente do Cluster do Mobiliário, Emídio Brandão, esta “forte concentração das exportações num mercado intracomunitário em crise, especialmente nestes dois países, expostos à recessão económica da zona euro”, comporta vários “perigos”.
Contudo, diz ser “de louvar o notável esforço” das empresas portuguesas, que “conseguem exportar mais e ter uma taxa de cobertura da balança comercial de 185% nos primeiros três trimestres do ano, num contexto de crise grave” e de “contracção generalizada do consumo interno”.
Em sentido inverso, até Setembro as importações registaram uma queda de 11,2%.
Entre os novos mercados de exportação, o ‘cluster’ destaca a “aposta recente” em países como a China, os EUA e a Austrália, além do Brasil e dos países da lusofonia.
Para “mitigar os efeitos” do abrandamento da economia europeia, o Cluster do Mobiliário tem vindo a focar a sua estratégia “no encontro do mobiliário e de vários sectores estratégicos” da economia nacional - como a moda, o têxtil, a gastronomia e os vinhos - através do projecto ‘Portugal Home Style’, um ‘roadshow’ de uma “casa de Portugal” que irá percorrer no próximo ano cidades como Xangai, São Paulo e Nova Iorque.
Fonte: Lusa/SOL