Portal Chamar Táxi

Extremadura (Espanha)

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Extremadura é uma das comunidades autônomas da Espanha, e tem cerca de 1.073.904 habitantes (2003). A capital é Mérida. Está dividida em duas províncias, Cáceres a Norte e Badajoz a Sul, ambas com fronteira com Portugal a oeste. A sua capital é uma das duas únicas capitais de comunidade autónoma que não é sede de uma província de Espanha.A azinheira é a arvore típica dos extremenhos(está no centro do escudo extremenho).A bebida tipica dos extremenhos é o "licor de bellota"(licor de bolotas),também conhecido como BESO EXTREMEÑO("Beijo extremenho" em português).A Extremadura tem passado histórico partilhado com Portugal. Desde a antiga Lusitânia até ao reino de Badajoz. Os extremenhos têm muito respeito e carinho a Portugal. É a região espanhola onde há mais estudantes\falantes da língua portuguesa (cerca de 70% de todos os estudantes de português da Espanha). Além disso têm uma boa amizade e cooperação com Portugal e a vizinha região do Alentejo.Actualmente há uma curiosidade politica chamada "Lusitanismo",que é uma doutrina nacionalista estremenha que defende uma uniao politica com Portugal,para criar uma Federação lusitana,e cuja bandeira sería verde,branca e vermelha.

A Lusitânia, uma antiga província romana que incluía uma parte do que é hoje Portugal (excepto a zona norte), e uma grande porção do que é hoje a Extremadura espanhola. Já tinha como capital Mérida, uma das mais importantes cidades à época.

Na Extremadura nasceram muitos conquistadores espanhóis, como Hernán Cortés, Francisco Pizarro, Pedro de Alvarado, Pedro de Valdivia e Vasco Núñez de Balboa. Muitas cidades da América Latina têm nomes de aldeias e cidades da Extremadura: Mérida é nome de grandes cidades no México e Venezuela; Medellín é uma pequena localidade extremenha, mas também da segunda maior cidade colombiana; Albuquerque é a maior cidade no Novo México e provém da toponímia de Alburquerque, província de Badajoz.

A Extremadura não deve ser confundida com a Estremadura, província de Portugal. Durante a Reconquista, "Extremadura" ("o extremo") era o termo usado para denominar território fronteiriço às zonas mouras.

Fonte:wikipédia
 
Topo