Portal Chamar Táxi

Fórmula Truck:

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Gostos Recebidos
1
Camiao arranca cabine na formula trück!!

Última edição por um moderador:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Truck-LTotti.jpg

F-Truck - Totti foca título e diz que meta não é vencer corridas

A temporada de 2012 será a décima de Leandro Totti na Fórmula Truck. O piloto paranaense, que estreou na categoria em 2003, enaltece a chance que vê de figurar diretamente na disputa pelos títulos dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano. A primeira etapa das duas competições vai acontecer em 4 de março no Autódromo Internacional Velopark, na cidade gaúcha de Nova Santa Rita. Totti vai defender a ABF Desenvolvimento Team.

A evolução técnica da equipe em 2011, sobretudo na segunda metade do campeonato, é o trunfo apontado por Totti para ilustrar o otimismo com que espera o início da temporada. “Vejo uma condição muito boa para poder tentar o título, e o meu foco está no título, e não em conseguir vitórias”, aponta o piloto de 34 anos. “Nem sempre quem ganha corridas é campeão, você depende de resultados, e eu vou buscar resultados para ser campeão”, avisa.

Totti estreou como piloto na Fórmula Truck na quarta etapa de 2003, em Brasília, pilotando um caminhão Volvo, substituindo o também londrinense Ernesto Pívaro Neto, que dias antes sofrera um acidente durante um treino com carros de turismo. No ano seguinte passou a pilotar um Ford, com o qual obteve suas quatro vitórias na categoria – em Campo Grande, Interlagos, Caruaru e Tarumã, uma por temporada, entre 2004 e 2007.

A parceria de Totti com a equipe Londrina Truck Racing durou até 2009. Em 2010, seu primeiro ano pilotando o Mercedes-Benz da ABF Desenvolvimento Team, destacou-se com o segundo lugar na etapa de Interlagos e o terceiro na de Curitiba. Foi oitavo no campeonato. Em 2011, marcou pontos em todas as etapas do Brasileiro e chegou à etapa final, em Brasília, com chances de fechar o ano em terceiro. Acabou como sétimo colocado.

“Em Brasília eu estava em segundo na corrida, foi quando tive problemas e fiquei fora da corrida. Mas, para um campeonato que começou complicado para nós, porque os patrocinadores apareceram já na metade do campeonato”, frisa. “O que possibilitou o nosso crescimento na segunda metade do campeonato foi isso, a chegada de patrocinadores. Agora é diferente, já começamos o ano com o apoio dessas empresas”, destacou o paranaense.

CALENDÁRIO
A temporada de 2012 da Fórmula Truck mantém os patrocínios máster de Petrobras, Cerveja Crystal e Bridgestone-Bandag, além do patrocínio de Frum e Fras-le. As 10 etapas confirmadas no calendário da categoria são: 4/3 – Velopark (RS); 1º/4 – Jacarepaguá (RJ); 6/5 – Caruaru (PE); 3/6 – Goiânia (GO); 8/7 – Interlagos (SP); 5/8 – a definir; 9/9 – Córdoba (ARG); 14/10 – Guaporé (RS); 11/11 – Curitiba (PR); 9/12 – Brasília (DF).

Última edição:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F-Truck - Recordista troca pré-temporada por trabalho na sede da equipe

preparação das equipes da Fórmula Truck para a temporada 2012 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano revela métodos e opções bem distintos. Enquanto várias delas agendam testes de desenvolvimento dos caminhões para as 10 corridas do ano, outras focam o trabalho em suas oficinas. É este o caso da ABF Competições/Mercedes-Benz, que pela 12ª temporada consecutiva terá o paranaense Wellington Cirino como piloto.

Cirino é o recordista de títulos da Fórmula Truck. Foi campeão brasileiro em 2001 – seu primeiro ano defendendo a Mercedes-Benz –, 2003, 2005 e 2008. Seu primeiro contato com o caminhão número 6 numa pista em 2012 deverá acontecer só na programação de treinos livres para a primeira corrida, marcada para dia 4 de março no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita (RS), que valerá tanto pelo Brasileiro quanto pelo Sul-Americano.

“Não é que a gente não precise treinar, é uma questão de opção”, explica o único tetracampeão da categoria. “A equipe está focada na desmontagem e na revisão completa dos dois caminhões. E também na estruturação, no novo layout. O trabalho na oficina não para, e é forte”, atesta o piloto, que estreou na Truck em 1999. Ele detém também o recorde de pole-positions, com 26, e detém o segundo maior número de vitórias, com 21 primeiros lugares.
truck11-wcirino-350.jpg

A campanha de Cirino no Brasileiro do ano passado foi iniciada com o segundo lugar na etapa do Rio de Janeiro, que teve seu companheiro de equipe Geraldo Piquet como vencedor. Abandonou a corrida seguinte, em Caruaru, mas reagiu com a vitória em Goiânia. A partir de então, pontuou apenas em sétimo em Goiânia e amargou problemas que o levaram a abandonar as três últimas etapas, em Guaporé, Curitiba e Brasília.

“Tivemos um equipamento forte e muito competitivo durante todo o ano, sempre estivemos entre os primeiros colocados, uma prova disso é que a pole da última corrida, em Brasília, foi minha”, lembra o piloto paranaense. “Temos um caminhão campeão, agora precisamos trabalhar na consistência do equipamento, e eu sei que esse trabalho está em ótimas mãos. Estou bem confiante que 2012 possa ser o ano do penta”, anima-se.

CALENDÁRIO
A temporada da Fórmula Truck terá 10 corridas: 4 de março – Velopark (RS); 1º de abril – Jacarepaguá (RJ); 6 de maio – Caruaru (PE); 3 de junho – Goiânia (GO); 8 de julho – Interlagos (SP); 5 de agosto – a definir; 9 de setembro – Córdoba (ARG); 14 de outubro– Guaporé (RS); 11 de novembro – Curitiba (PR); 9 de dezembro – Brasília (DF). As etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba vão valer, também, pelo Campeonato Sul-Americano.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Truck - Beto Monteiro destaca estar "em casa" na Scuderia Iveco
Truck12-BMonteiro.jpg
Desde que chegou à Fórmula Truck em 1999, para uma participação pontual na etapa de Pernambuco, sua terra natal, Beto Monteiro passou por um processo de ambientação que o consolidou, rapidamente, entre os principais nomes da categoria. Natural de Recife, o piloto cumprirá em 2012 sua quarta temporada como piloto da Scuderia Iveco e admite que uma das metas para os próximos anos é não ampliar um de seus recordes.

Monteiro é o único piloto da F-Truck que conquistou vitórias pilotando caminhões de três marcas. As quatro primeiras foram pela Ford, nas etapas de Brasília e Curitiba, em 2002, e de Caruaru e Goiânia em 2004, ano em que foi campeão brasileiro. Ele voltaria ao degrau mais alto do pódio em Guaporé, na abertura do campeonato de 2008, com um Scania, e na oitava corrida de 2010, no Velopark, confirmando o primeiro triunfo da Iveco.

Outra estatística comandada por Beto Monteiro, atrelada à diversidade de marcas, está na freqüência no pódio. Além de Ford, Scania e Iveco, o único representante nordestino nas pistas da F-Truck também já esteve no pódio de corridas que disputou com um caminhão Volvo. “Nenhum piloto conseguiu ganhar corridas com três marcas, fui o único, mas essa é uma marca em que eu não quero mexer, não. Está bom assim”, comenta.

O piloto manifesta sua identificação com a marca e com a equipe. “No que depender de mim, vou continuar correndo pela Scuderia Iveco pelo resto da vida”, assegura Monteiro. “Aqui eu estou absolutamente em casa. Existe um envolvimento muito grande da Iveco, da engenharia, da diretoria nacional, de todos, eles vestem a camisa, mesmo. A dedicação e a vontade de trabalhar da equipe também enchem a gente de motivação”, continua.

O piloto pernambucano destaca o cronograma de desenvolvimento do caminhão. “É um planejamento muito bacana, que foi implantado pela própria fábrica e que tem dado um resultado fantástico. Existe um envolvimento de 100%. Nossa equipe cresceu muito no ano passado, até porque nós temos trabalhado duro. A segunda metade do campeonato foi fantástica, houve duas corridas em que a gente de vitória era real”, lembra.

“O que eu pretendo aumentar é meu número de vitórias, e neste ano eu estou sentindo que a gente vai estar ali para brigar pelo título”, ele avisa. “Não estou dizendo que vá ser fácil. Pelo contrário, 2012 vai ser um dos anos mais difíceis para ganhar corridas. Eu posso enumerar facilmente aqui uns 10 pilotos que têm chances reais de vencer”, propôs. Ao listar seus favoritos a vitórias, incluindo seu próprio nome, chegou a 14 nomes.

CALENDÁRIO
O Brasileiro de F-Truck terá 10 etapas: 4 de março – Velopark (RS); 1º de abril – Jacarepaguá (RJ); 6 de maio – Caruaru (PE); 3 de junho – Goiânia (GO); 8 de julho – Interlagos (SP); 5 de agosto – a definir; 9 de setembro – Córdoba (ARG); 14 de outubro– Guaporé (RS); 11 de novembro – Curitiba (PR); 9 de dezembro – Brasília (DF). As etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba vão valer, também, pelo Campeonato Sul-Americano.

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Etapa de Londrina marca os 50 anos do motivado Fogaça

F-Truck-taruma-2013.jpg
Quando definiu que disputaria as três últimas etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2012, depois de três temporadas sem pilotar, Djalma Fogaça assumiu que seu objetivo seria recuperar o ritmo de pista para celebrar como piloto, em 2013, seu 50º aniversário. A segunda etapa da atual temporada será emblemática nesse contexto: a corrida em Londrina (PR) será disputada na tarde de 7 de abril, dia do aniversário do piloto.

Fogaça dedicou mais da metade da vida ao automobilismo. “Comecei no finzinho de 1982, já são quase 31 anos. Eu acho que tive uma trajetória um pouco diferente da daqueles que sonharam com a Fórmula 1. Comecei a pilotar com 19 anos e tive uma trajetória rápida, e me manter no mercado até hoje foi bem mais importante que subir rápido”, avalia o piloto sorocabano, que somou experiências em inúmeras categorias nacionais e internacionais.

Desde a estreia em 1997, foram 16 temporadas de envolvimento direto com a Fórmula Truck. Pilotou até 2009 e, no campeonato seguinte, passou a se dedicar apenas à ação fora da pista, instruindo seus pilotos e assumindo um contato mais direto com o comando do equipe. A volta à cabine do caminhão aconteceu em outubro do ano passado. Às vésperas de completar 50 anos, o piloto garante uma dose alta de motivação para as disputas da Truck.

“Eu decidi voltar de uma maneira diferente. Até 1987, sempre corri pelo prazer, não pelo compromisso. De lá para cá, o fato de viver do automobilismo me fez mudar meu estilo”, diz, revivendo as mais de três décadas de carreira. “Agora, não. Corro por prazer, quero sentir como é isso de novo. Tenho feridas abertas até hoje que ainda sangram, por não ter conseguido chegar a uma categoria top lá fora, mas vivo muito bem com isso”.

A fase de Fogaça é de transição, já que a partir de 2014 o Ford terá motor de 12 litros – ele compete com caminhão com motor de nove litros. “O momento é dos 12 litros, eu diria 13, já que são 12,8. Então é uma coisa física, os caras têm 13 litros e a gente tem nove. Antigamente a gente conseguia compensar isso com vantagens no chassi. Hoje esses motores grandes estão tão desenvolvidos que a vantagem foi embora há muito tempo”, comenta.

Fogaça é lembrado pelos próprios adversários como forte candidato à vitória, dadas as características da pista paranaense. “O fato de me apontarem entre os favoritos até me envaidece, nesse momento, mas isso mostra quão dinâmico é esse esporte. Como pode uma equipe que andou o que andamos em 2012, com caminhões lentos e que quebravam muito, ser favorita depois de uma única corrida em 2013?”, propõe a questão.

O piloto traça metas comedidas para o transcorrer da temporada. “Só a partir da terceira etapa é que nós vamos poder fazer uma avaliação exata. E há muitos novatos fortes que ainda não têm a mão do Fórmula Truck, como o Diogo Pachenki, que é um piloto reconhecidamente muito forte e está em um baita caminhão, e também o Jansen Bueno, que é uma grata surpresa e com o passar do tempo deve pôr as garras de fora”, ele aponta.

Djalma Fogaça vê como iminente a reação da RM Competições, que adotou caminhões MAN. “É disparado o esquema mais profissional da Truck, isso faz diferença. Minha equipe está bastante limitada financeiramente, espero superar isso com empenho e paixão pelo que fazemos, os caras que estão comigo estão super focados. E acredito que em pistas como Londrina e Caruaru teremos a chance de brigar por um pódio”, arrisca.
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Diante de sua torcida, Monteiro busca “recomeço” na busca pelo título da F-Truck

Beto-monteiro.jpg
Quando o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck chegou a Caruaru (PE) para a terceira etapa de 2012, em maio, Beto Monteiro era a principal estrela da temporada. Com vitórias nas duas etapas anteriores, realizadas nas pistas do Velopark (RS) e de Jacarepaguá (RJ), o pernambucano da Scuderia Iveco liderava com 50 pontos e vivia a expectativa de vencer pela terceira vez consecutiva para abrir vantagem ainda maior na classificação.

Monteiro foi terceiro colocado na corrida pernambucana, vencida pelo paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz. O paranaense Leandro Totti, que chegou à etapa pernambucana somando apenas seis pontos na tabela, foi ao pódio pela primeira vez no ano, levando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team ao quinto lugar. O resultado deu início à campanha que levaria Totti a se tornar, em dezembro, o oitavo piloto a conquistar um título na F-Truck.

Caruaru, em 2013, é novamente palco da terceira etapa da temporada da categoria. Único piloto nordestino no grid, Monteiro prepara-se para correr diante de sua torcida vivendo uma realidade matemática menos positiva que a de um ano atrás – está em 12º na pontuação do Brasileiro com 10 pontos, 38 a menos que o paulista Paulo Salustiano, da ABF Racing Team, que assumiu a liderança da competição com a vitória na corrida de abril em Londrina (PR).

A pontuação não desmotiva o piloto pernambucano para a corrida de 19 de maio. “Pelo contrário, estou mais animado do que nunca. Correr em casa, perto da minha torcida, é bastante motivador, faz com que eu dê muito mais do mim do que realmente poderia dar”, considera o piloto. “O campeonato é longo e cheio de alternativas. Ano passado a vantagem do líder se reverteu. Espero que isso aconteça de novo a partir desta corrida, mas a meu favor”, planeja.

O pernambucano venceu a etapa em 2004, ano em que conquistou o título. “Correr em Caruaru, para mim, é uma emoção indescritível. Preciso de um recomeço nesse campeonato, porque tivemos problemas na primeira etapa em Tarumã e na segunda, em Caruaru, houve toda aquela situação atípica da corrida, a chuva com a troca de pneus, e a gente acabou não se saindo bem. O caminhão está muito competitivo desde o início do ano”, atesta o piloto.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 2 de 10 etapas)

Pilotos
1º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 48
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 41
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 32
4º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 26
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 23
6º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 16
7º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 15
7º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 15
7º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 15
10º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 12
11º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 11
12º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 10
12º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 10
14º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 7
15º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 6
15º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 6
15º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 6
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
19º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1
Marcas
1º) Mercedes-Benz, 124 pontos; 2º) Scania, 33; 3º) Volvo, 31; 4º) MAN, 27; 5º) Iveco, 26; 6º) Ford, 4

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 1 de 4 etapas)

Pilotos
1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 32
2º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 23
3º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 19
4º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 15
5º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 12
6º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 10
7º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 8
8º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 7
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
10º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 5
11º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 4
11º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 4
13º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 3
14º) Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
15º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1
Marcas
1º) Mercedes-Benz, 62 pontos; 2º) Volvo, 16; 3º) MAN, 15; 4º) Iveco, 12; 5º) Scania, 5; 6º) Ford, 4
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Apos três corridas, Fórmula Truck vê disputa polarizada pelos títulos de 2013

F-Truck.jpg
A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada no último domingo (19) em Caruaru, contando pontos também como segunda das quatro que compõem o Campeonato Sul-Americano, deu destaque a dois nomes na disputa pelos títulos de 2013. O paulista Paulo Salustiano e, da ABF Racing Team, e o gaúcho Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, são os líderes das duas competições paralelas.

Ambos competindo com caminhões Mercedes-Benz, eles são os únicos com presença no pódio em todas as corridas. Salustiano foi terceiro na etapa de abertura do campeonato, na pista gaúcha de Tarumã, uma posição à frente de Boessio. Em Londrina, Salustiano festejou sua primeira vitória, com Boessio em segundo. Em Caruaru, foi o gaúcho quem venceu pela primeira vez, tendo o adversário paulista em segundo no resultado final.

No Campeonato Brasileiro, cumpridos 30% do calendário, Salustiano é o líder com 70 pontos, apenas um à frente de Boessio. Wellington Cirino, piloto da ABF/Mercedes-Benz, tem a terceira posição, com 38. Depois de ter vencido a primeira corrida do ano, o paranaense abandonou a etapa londrinense e viu-se fora da disputa pela vitória em Caruaru por conta de problemas no caminhão – em prova de recuperação, terminou a corrida em 13º.

No Sul-Americano, com metade do calendário concluída, Boessio lidera com 43 pontos, dois à frente do vice-líder Salustiano. Cirino é terceiro também na competição continental, com 38 pontos. A quarta corrida da Fórmula Truck em 2013, válida apenas pelo Brasileiro, será disputada em Goiânia (GO) no dia 9 de junho. A prova seguinte, em Interlagos (SP), será a terceira e penúltima do Sul-Americano, valendo também como quinta do Brasileiro.
autoracing.br

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Duas equipes treinam no Paraná para etapa goiana

Truck13-RMascarello-300x199.jpg
A preparação para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, confirmada para 9 de junho no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), levou duas equipes da categoria a agendar testes em pistas do Paraná. A 72 Sports/Ford Racing Trucks treinou nesta sexta-feira (31) em Londrina, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Muffatão estará na pista neste sábado (1º), em Cascavel, no Autódromo Zilmar Beux.

A equipe Ford atuou em Londrina com seus dois pilotos. Djalma Fogaça testou avanços nas configurações eletrônicas do caminhão. Ao mesmo tempo, seu novo companheiro de equipe, o mato-grossense Raijan Mascarello, esteve na pista para intensificar sua adaptação ao equipamento – piloto de experiência em competições de gran turismo e também em competições de velocidade na terra, ele fará em Goiânia sua estreia na Fórmula Truck.

“Nossos caminhões costumam render bem nas corridas em Goiânia, nós vamos para lá apostando em coisa boa”, manifesta Fogaça. “É difícil fazer uma previsão quanto a resultados, há muitos pilotos e equipes fortes, mas estamos no grupo dos oito mais rápidos”, aposta. Para Mascarello, o teste foi produtivo. “Para um primeiro dia, meus tempos de volta foram bons. E numa pista como a de Londrina, que é bem difícil. Vou pegar logo o ritmo da Truck”, acredita.

Muffato, no treino em Cascavel, vai experimentar dois caminhões Scania para escolher, entre eles, qual vai pilotar no GP Crystal. O modelo com que seu filho David Muffato participou dos treinos da etapa de Tarumã, que teve a frente destruída em um acidente na tomada de tempos classificatório, foi remodelado pela equipe Muffatão e passou a ter dianteira estendida. O piloto acredita que a opção deva ser pelo caminhão reconstruído desde março.

“Acabamos reformulando o projeto do caminhão, que agora é ‘bicudo’. É um tipo de caminhão que proporciona uma distribuição de peso mais regular e que oferece uma posição de dirigir mais confortável. O piloto fica entre os dois eixos. No modelo cara-chata, o piloto fica um pouco à frente do eixo dianteiro”, compara. “Vou testar os dois caminhões e, a partir do rendimento de cada um, estará feita a escolha do equipamento para Goiânia”, antecipa.

CALENDÁRIO
A temporada da Fórmula Truck já teve provas em Viamão (RS), no dia 10 de março, Londrina (PR), dia 7 de abril, e Caruaru (PE), em 19 de maio. As demais etapas que compõem o calendário são os seguintes: 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Roberval Andrade põe Scania do Corinthians na pole em Interlagos

Truck13-RAndrade-300x199.jpg
Roberval Andrade conquistou neste sábado (6) sua 22ª pole-position na Fórmula Truck. O paulista da Ticket Car Corinthians Motorsport foi o mais rápido nas duas fases da tomada de tempos classificatóris que definiu em São Paulo (SP), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, as posições de largada do GP Crystal. A corrida deste domingo (7) valerá como quinta etapa do Campeonato Brasileiro e como terceira do Sul-Americano.

É a quinta vez que Andrade comanda o grid em Interlagos, onde esteve em primeiro também nas edições de 2004, 2005, 2009 e 2010. Ele é recordista de vitórias nas provas da Fórmula Truck em Interlagos, onde esteve no degrau mais alto do pódio em 2004, 2006, 2009 e 2010. Em 11 participações na etapa paulista, o dono dos títulos brasileiros de 2002 e 2010 esteve nove vezes no pódio, estatística que ele promete aumentar no GP Crystal.

“Interlagos é um lugar que me dá uma motivação a mais, sempre me concentro bastante durante toda a semana da prova. Hoje funcionou de novo”, comemorou. “Por ser uma pista tão longa, é difícil você conseguir encaixar uma volta inteira, e consegui encaixar a volta nas duas fases do treino”, falou. “Foi ótimo, porque tivemos problemas neste ano e, numa fase ruim, assim, você começa a se questionar. Uma pole diminui esse nível de cobrança”.

Os metros finais da volta que conferiu a pole-position a Andrade foram marcados pela quebra do motor de seu caminhão. “Senti que o motor já vinha ‘amarrando’ no último trecho da pista, e terminou de quebrar assim que cruzei a linha de chegada. A equipe já começou a providenciar a troca do motor para amanhã, o que não preocupa. A nossa preocupação é com o desgaste que os caminhões sofrem aqui. Poupar equipamento é fundamental”.

Andrade foi 0s154 de segundo mais rápido que o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que repetiu o segundo lugar no grid – foi esta sua posição de largada na etapa paulista de 2012. “Bati na trave de novo”, sorriu. “Os tempos estão muito próximos, isso sugere bastante equilíbrio. O que pode me ajudar é o fato do caminhão ter um ritmo muito bom de corrida. O nível de consistência do Iveco é alto, o que em Interlagos pode fazer a diferença”.

Vencedor da corrida no ano passado, Leandro Totti fará sua primeira participação em Interlagos com um Volkswagen-MAN. Ele larga em terceiro. “Foi um bom resultado, e tenho certeza de que vamos brigar pela vitória. Nosso ritmo de prova costuma ser tão bom quanto o da classificação, como deu para ver em Goiânia”, falou o paranaense, citando a corrida de junho, quando largou em último e subiu ao pódio em terceiro lugar.

Paulo Salustiano complementa a primeira fila do grid, em quarto. Líder do Campeonato Brasileiro e vice do Sul-Americano, o paulista da ABF Racing Team enfrentou problemas no quarto e último treino livre. “Depois da quebra, acertamos o caminhão com uma margem ampla de segurança. Perdi mais de 5 km/h de velocidade para a tomada de tempos”, revelou. “O negócio é fazer uma corrida de chegar, para marcar pontos pensando no campeonato”.

O gaúcho Régis Boessio, que empata com Salustiano na liderança do Campeonato Brasileiro e comanda a pontuação do Sul-Americano, vai largar em 16º. “Quando fui abrir minha volta rápida, percebi um pequeno problema no caminhão e diminuí o ritmo para não danificar ainda mais o equipamento todo”, disse o piloto da ABF Desenvolvimento Team. “Largando da oitava fila, não tem o que pensar. É vir para cima de todo mundo”.

A Rede Bandeirantes transmitirá o GP Crystal ao vivo, em HD, a partir das 14h deste domingo. O grid definido no treino classificatório em Interlagos é o seguinte:

TOP QUALIFYING
1º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min01s867
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s021
3º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min02s171
4º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min02s338
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min02s362
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min02s832
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s954
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min03s226
TREINO CLASSIFICATÓRIO
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min04s219
10º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 2min04s567
11º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min05s224
12º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 2min05s354
13º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 2min05s960
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min05s964
15º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 2min06s072
16º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min06s511
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 2min06s964
18º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min07s922
19º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 2min09s788
20º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min11s382
21º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, sem tempo
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, sem tempo
23º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, sem tempo
24º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, desclassificado/radar
25º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, desclassificado/fumaça
26º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 2min09s214
Média do 1º: 127,289 km/h
autoracing.com

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Gostos Recebidos
0
Truck – Beto Monteiro é líder após a etapa de Guaporé

Beto-monteiro-300x199.jpg
A Scuderia Iveco continua comprovando a qualidade e resistência de seus caminhões Iveco Hi-Way. Neste domingo (13/10), Beto Monteiro chegou em terceiro lugar no final da oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada no Autódromo Internacional de Guaporé (RS). Com este resultado, Monteiro se mantém líder, com 126 pontos, 28 à frente da segunda colocação.

“Foi uma prova de alto nível técnico, e altamente competitiva. Cheguei a ficar em primeiro lugar em alguns momentos, mas o importante é que conseguimos subir ao pódio, e temos que manter esta regularidade até o final da temporada”, disse Beto Monteiro, o piloto do Iveco Hi-Way número 88. Valmir Benavides, o “Hisgué”, piloto do caminhão Iveco Hi-Way número 2, foi tocado logo na primeira volta e acabou rodando, sendo forçado a abandonar a prova.

A Scuderia Iveco ainda mantém seus dois pilotos no “Top 10” da classificação: o pernambucano Beto Monteiro é o líder, com 126 pontos, e “Hisgué” está em 9°, com 58 pontos. No campeonato de marcas, a Iveco está em terceiro lugar, com 196 pontos.

O próximo desafio é no dia 10 de novembro, em Curitiba (PR), em disputa que válida como a penúltima etapa da temporada 2013.
autoracing.com