Portal Chamar Táxi

Falta de luz estraga vacinas em Coimbra

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
São milhares de euros de prejuízo em vacinas inutilizadas nos centros e extensões de saúde do distrito de Coimbra, devido à falta de eletricidade provocada pelo mau tempo. Desde sábado que os ventos fortes, chuva e neve deixaram a zona centro sem luz. A região de Pombal é a mais afetada. No sexto dia após a tempestade, a EDP ainda não repôs a eletricidade em todas as casas.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses responsabiliza a Administração Regional de Saúde do Centro pelos "milhares de euros de prejuízo e má gestão", por não ter acatado os sucessivos alertas. Os centros de saúde de Penela e Penacova, refere, ficaram sem vacinas. A ARS, em comunicado, garante desconhecer a "situação de inutilização de vacinas provocada pela falta de energia elétrica".

"Há muito que alertámos a ARS para a falta de geradores e de combustível para os fazer funcionar quando existem", afirmou o enfermeiro Paulo Anacleto, do sindicato, explicando: "Não se sabe quantas vacinas se perderam. Sem luz quebrou-se a cadeia do frio que as conserva".

Na região de Leiria, há centenas de pessoas ainda sem luz. A EDP refere que o abastecimento foi reposto a 99 por cento dos clientes afetados. Carlos Gonçalves, empresário, critica o atraso: "Há empresas encerradas sem luz, água ou telefone. São prejuízos incalculáveis."

A neve continua a provocar estragos, com milhares de automobilistas bloqueados, ontem e terça-feira à noite, nas estradas do distrito da Guarda e Viseu.

BOMBEIROS RESGATAM MÃE QUE DEU À LUZ

A neve voltou ontem a causar grandes problemas na Guarda, impedindo a circulação rodoviária. Tem valido o trabalho dos bombeiros que transportaram as pessoas para serviços urgentes. Foi o que sucedeu com Ana Marques, que quase deu à luz em casa. "Rebentaram as águas às 08h00. Com neve e gelo não tinha condições para vir no meu carro", descreveu ao CM. Residente num bairro periférico da cidade, foi transportada pelos bombeiros na ambulância todo-o-terreno. Entrou no hospital e minutos depois nasceu a filha Leonor.

cm
 
Topo