Portal Chamar Táxi

Família de "mullah" Omar não aceita novo lider

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4516678.jpg


Homem durante tributo organizado ao antigo líder talibã "mullah" Omar




O irmão do antigo lider talibã anunciou numa mensagem aúdio que a família não irá prestar lealdade ao novo chefe, "mullah" Aktur Mansur, antigo braço direito de Omar.
A família do desaparecido 'mullah' Omar recusa jurar lealdade ao novo líder talibã e pede aos chefes religiosos para mediarem as disputas pelo controlo do poder no seio dos rebeldes islamitas afegãos, segundo uma mensagem áudio hoje divulgada.
Os insurgentes anunciaram na sexta-feira a nomeação do 'mullah' Akhtar Mansur, antigo "braço direito" do 'mullah' Omar, cuja morte foi anunciada oficialmente na quarta-feira, para a liderança do movimento.
Mas a designação não tem reunido consenso, com várias vozes a criticarem a nomeação e a questionarem a legitimidade de Akhtar Mansur para assumir o cargo de "comandante dos fiéis".
Numa mensagem áudio, hoje citada pela agência francesa AFP, o 'mullah' Abdul Manan, irmão do 'mullah' Omar, declarou que a família do antigo líder não vai prestar lealdade ao novo chefe talibã.
"Na tormenta, a nossa família (...) não prometeu lealdade a ninguém", afirmou Abdul Manan, cujo sobrinho (filho do 'mullah' Omar) Yacoub, de 26 anos, constava entre os possíveis candidatos à liderança dos insurgentes.


dn
 
Topo