Portal Chamar Táxi

Fazer desporto evita doença nos jovens

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Obesidade

Fazer desporto evita doença nos jovens

Fazer desporto evita a obesidade nos jovens, concluiu um estudo francês feito junto de jovens em idade escolar durante quatro anos e que foi apresentado no sabádo, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, em Lisboa.

O estudo françês ICAPS (Intervention Auprès des Collégiens Centrée sur l'Activité Physique et le Comportement Sédentaire)confirma os relatórios da Organização Mundial de Saúde que falam de uma elevada taxa de sedentarismo entre os jovens.

O estudo foi conduzido por uma equipa da Universidade Louis Pasteur, de Estraburgo, demorou quatro anos (2002-2006) e envolveu mais de 1.000 jovens do sexto ano (entre os 11 e 12 anos), de oito colégiuos da região Baixo-Reno, escolhidos aleatoriamente.

O objectivo do estudo foi criar um programa de perda de peso e de redução do risco cardiovascular em jovens e, para tal, as oito escolas foram divididas em dois grupos com os alunos de quatro escolas a manterem os mesmos hábitos e das outras quatro escolas a terem acesso a 20 actividades desportivas como a capoeira, a aeróbica ou o hip-hop.

Simultaneamente, decorreram aulas de reflexão sobre os benefícios do desporto que contaram também com a colaboração dos pais.

Ao fim de dois anos, o estudo ICAPS conclui que "implementar um programa multidisciplinar de promoção do desporto seria benéfico para aproximar os jovens do desporto" dado que, ao fim de 12 meses, os resultados já revelam algumas mudanças de comportamento e uma redução na ordem de 21% do risco de aumento de peso.

os resultados revelaram ainda que o grupo de jovens que começou a fazer desporto, passou a estar menos 10 minutos diários em frente ao televisor.

Por seu turno, o outro grupo de jovens, para além de manter os mesmos hábitos sedentários, começou a estar mais tempo á frente do televisor.

" O problema da obesidade é multifactorial e a ingestão de alguns alimentos não são o inimigo número um dos jovens", concluiu o estudo ICAPS, que defende que "afinal, os jovens gostam de praticar desporto, mas nem sempre fazê-lo porque há um problema de acessibilidade".

"É possível mudar o comportamento dos jovens face ao desporto, o que trará benefícios contra a obesidade e as doenças cardiovasculares", concluiu Chantal Simon, coordenadora do estudo ICAPS.

O estudo foi apresentado, no sabádo, dia 19 de Maio, Dia nacional da Luta Contra a Obesidade, no IV Congresso da Síndrome Metabólica, Diabetes e Aterosclerose (MSDA), que teve lugar no Centro de Congresso da FIL, em Lisboa.

Fonte:Correio dos Açores


:6_15_221: :6_15_221:
 
Topo