- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,097
- Gostos Recebidos
- 503

O secretário-geral da Fenprof criticou hoje a decisão da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) de afastar o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, afirmando que aquelas estruturas preferem 'boys' a pessoas competentes.
«As direcções regionais de Educação preferem sempre os 'boys' às pessoas competentes», afirmou à Lusa Mário nogueira em reacção à notícia de que a DREC afastou o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, Ernesto Paiva, depois de o professor ter assinado um documento, que circulava na sua escola, contra o modelo de avaliação de desempenho.
«A escola [onde Ernesto Paiva é professor] tomou uma posição face àquelas que são as consequências da avaliação no funcionamento e na organização da escola. Ele, como docente, subscreveu a posição que a sua escola aprovou. Acho que isto é perfeitamente normal», defendeu o sindicalista.
«O que é anormal e estranho é que, tendo este professor funções técnicas, seja demitido por razões políticas», criticou, acrescentando que isso «mostra bem que na Direcção Geral de Educação do Centro, qualquer incompetente, desde que leal à senhora directora geral, tem ali lugar».
Para Mário Nogueira, é necessário avaliar a necessidade de manter as direcções regionais de Educação já que são «estruturas que servem para muito pouco, tendo em conta os custos que têm».
Contactado domingo, o Ministério da Educação afirmou que quem ocupa cargos como o de coordenador da equipa de apoio às escolas está obrigado ao «dever de lealdade» uma vez que cabe a estes responsáveis a tarefa de «acompanhar as escolas na implementação das medidas de política educativa».
Lusa/ SOL