Portal Chamar Táxi

Informação Fim de semana de chuva e mar agitado. Que traz a depressão Davide?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,500
Gostos Recebidos
1,175
naom_69161a2e68b57.webp


A depressão Davide já está a afetar o litoral. Toda a costa portuguesa está sob aviso até à próxima madrugada devido à agitação marítima forte - e a chuva promete também não dar tréguas este fim de semana.


Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso laranja entre as 12h00 e as 18h00 deste sábado, passando depois a amarelo até às 06h00 de domingo.


Já os distritos de Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, também devido à agitação marítima forte, até às 03h00 da próxima madugada.


De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas "ondas de oeste/noroeste até 5,5 metros de altura significativa, diminuindo temporariamente durante o dia 7 e até meio da tarde de dia 8".


O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e o amarelo, quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes" do estado do tempo.


Devido ao estado do mar, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz estão condicionadas, segundo informação divulgada no site da Autoridade Marítima Nacional.


Além disso, também graças à passagem da depressão Davide, o IPMA prevê "precipitação persistente, e por vezes forte" até meio da tarde deste sábado no Minho e Douro Litoral, e nos distritos de Aveiro, Vila real e Viseu.


Também no Porto se espera hoje "chuva persistente, e por vezes forte até meio da tarde". Já em Lisboa, há a "possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca".


No domingo, mantém-se a previsão de "períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, sendo em geral fraca e pouco frequente na região Sul".


A depressão Davide não vai ter efeitos no arquipélago da Madeira.





Quanto a temperaturas, as máximas vão variar hoje entre os 11ºC (na Guarda) e os 19ºC (em Leiria) e as mínimas podem oscilar entre os 7ºC (na Guarda) e os 14ºC (no Porto).


Amanhã, os termómetros podem chegar aos 18ºC (em Setúbal, Beja e Faro), mas não vão além dos 9ºC na Guarda. É também na Guarda que a temperatura mínima será mais baixa - com 6ºC -, enquanto a mínima mais alta será em Viana do Castelo, com 13ºC.

IN:NM
 
Topo