kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3


Jakub Moravec acampava em Svalbard devido à vista privilegiada para o eclipse solar.
Os turistas que ficaram em Svalbard foram alertados para o perigo de ursos polares e das baixas temperaturas, que desceram aos 18 graus negativos.
Um turista checo ficou ligeiramente ferido após ser atacado por um urso polar, quando acampava na ilha ártica de Svalbardpara tentar ver o eclipse solar total. A vista privilegiada doeclipse na ilha norueguesa atraiu milhares de turistas. O urso polar foi morto pelas equipas de salvamento.
Jakub Moravec, que acampava com cinco outros turistas, foi levado de helicóptero para a principal cidade de Svalbard, Longyearbyen, onde foi internado no hospital com ferimentos no braço, peito e cara.
"Estou feliz, estou bem", disse Moravec, de 37 anos, à televisão pública norueguesa NRK da sua cama de hospital, acrescentando que acordou e encontrou o urso na sua tenda. Lutou para o afastar até um colega o ter afugentado com tiros. O urso, que tinha atravessado uma barreira erguida pelos turistas ao redor do seu acampamento, foi morto pelas equipas de salvamento que chegaram para tratar Moravec.
Moravec disse que só se assustou mais tarde - no momento do ataque, só pensava em "salvar a cabeça". Contou à televisão norueguesa que esperava sair do hospital a tempo de ainda ver o eclipse da manhã de sexta-feira.
dn