Portal Chamar Táxi

Foi despedida por ter dentes partidos. Agora, venceu o patrão em tribunal

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,042
Gostos Recebidos
1,211
naom_56bb7ef4bbe3e.jpg


Uma funcionária de uma empresa conseguiu vencer o processo judicial contra o patrão no Tribunal do Trabalho de Aalst, na Bélgica, depois de ter sido despedida no primeiro dia de trabalho por ter os dentes partidos.






De acordo com o reportado pelo Express.co na semana passada, o caso remonta a agosto de 2020, quando, durante a pandemia, Justine, de 35 anos, começou a trabalhar para uma seguradora.


No primeiro dia de trabalho, quando um colega lhe ofereceu uma bebida, a trabalhadora belga teve de tirar a máscara para a consumir, e foi quando a empresa se apercebeu da sua condição.


"Uma colega ofereceu-me uma chávena de café e eu aceitei", começou por contar, acrescentando que tirou máscara e "ela viu os dentes partidos".


Justine explicou-lhe, de imediato, que sofre de uma doença hereditária que faz com que os seus dentes tenham predisposição a partir-se. "Expliquei que era o resultado de uma doença hereditária e que uma operação que já planeada tinha sido adiada", esclareceu.


"Ela não disse nada, mas quando voltei após a minha pausa para almoço, fui chamada à parte e disseram-me que era melhor encontrar outro emprego", relatou a mulher.


De acordo com Justine, a empresa fê-la "assinar um documento a dizer que concordava em ser despedida", e toda a situação teve "grande impacto" na sua autoconfiança. "Queria sair de lá o mais depressa possível", frisou.


A funcionária levou o empregador a tribunal na sequência do despedimento, e durante o processo judicial, a entidade patronal argumentou que Justine deveria ter revelado a sua doença antes de aceitar o cargo.


"Não pensei nisso na altura", apontou Justine, perspetivando que sempre a ensinaram que "as capacidades têm precedência sobre a aparência"


O tribunal considerou que a seguradora não provou de forma suficiente as suas alegações contra Justine, dando-lhe razão no processo judicial.


A lei belga estipula que os empregadores não podem despedir funcionários com base na sua aparência ou incapacidade física.

IN:NM
 
Topo