aiam
GF Ouro
- Entrou
- Mai 11, 2007
- Mensagens
- 4,596
- Gostos Recebidos
- 0
Mau tempo levou a que salvamento demorasse quase 24 horas
As péssimas condições atmosféricas que se fazem sentir na Região Autónoma dos Açores, com chuva, ventos fortes e mar alterado, levaram a que a Força Aérea precisasse de quase 24 horas para resgatar um tripulante russo, de 59 anos, do interior de um cargueiro de pavilhão inglês.
O alerta para a situação foi lançado pelas 19h15 de sexta-feira, e recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.
Um tripulante russo de 59 anos do cargueiro ‘Energy Challenger’ tinha caído e batido com a cabeça. Além de uma fractura numa perna, a vítima mostrava dificuldades em movimentar as mãos.
Por o navio se encontrar, na altura, a 989 quilómetros a Norte da ilha Terceira, foi pedido à tripulação que o aproximasse mais a terra para permitir a intervenção de um helicóptero Merlin 101.
O mau tempo que se fazia sentir levou a que pelas 06h15 de hoje descolasse da Base Aérea de Beja um avião P-3, com o intuito de encaminhar o Merlin para a zona de salvamento.
O helicóptero tinha na altura duas evacuações médicas para fazer, pelo que só descolou da base das Lajes, na Terceira, pelas 08h55.
A chegada às imediações do cargueiro ocorreu pelas 11h15, no meio de fortes ventos e chuvas, e vagas entre seis e oito metros.
Foi possível, ainda assim, resgatar o ferido, que foi levado para a base das Lajes e, depois, evacuado num helicóptero Puma para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde deu entrada pelas 15h35.
Cm
____