• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Forças Armadas no auxílio à população da Terceira devido ao mau tempo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Forças Armadas no auxílio à população da Terceira devido ao mau tempo

As escolas do concelho da Praia da Vitória vão ficar hoje, terça-feira, encerradas devido ao mau tempo na ilha Terceira. Chuva forte durante a madrugada deixou, pelo menos, 20 pessoas desalojadas.

Mais de 100 efectivos das Forças Armadas, dos serviços municipais e da PSP participam nas operações de auxílio às populações afectadas pelo mau tempo na ilha Terceira, disse o tenente-coronel António Cunha, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

"Pedimos o auxílio das Forças Armadas", referiu o tenente-coronel António Cunha à Agência Lusa.

Uma depressão centrada sobre o arquipélago dos Açores provocou chuva forte com trovoadas durante a madrugada, afectando inicialmente a zona da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

A Protecção Civil açoriana informou que pelo menos 20 pessoas ficaram desalojadas, mas o tenente-coronel António Cunha admitiu entretanto que esse número poderá ser superior.

"Não é possível contabilizar o número total de desalojados, porque há pessoas abrigadas em casas de vizinhos e familiares", disse, referindo que "mais de três dezenas" de moradias foram afectadas.

Uma equipa do serviço social já se encontra no terreno para fazer uma avaliação da situação e contabilizar o número de pessoas que necessitem de auxílio, referiu.

O SRPCBA não tem conhecimento de vítimas mortais ou de feridos em consequência do mau tempo.

Várias viaturas foram arrastadas pelas águas, incluindo uma da Protecção Civil.

António Cunha disse que algumas estradas que foram afectadas já estão transitáveis, mas apelou para que a população só circule em situações de urgência, dado que há muita lama nas vias.

O mau tempo provocou "avultados prejuízos" em estradas e habitações, que ainda não podem ser quantificados, assinalou.

António Cunha acrescentou que também já está a chover com intensidade na costa norte de S. Miguel e na ilha de Santa Maria, onde já ocorreram inundações em três habitações.

As previsões apontam para que a depressão que afecta os Açores se mantenha nas próximas 48 horas, o que já levou o Instituto de Meteorologia o grau de prevenção de amarelo para laranja.

JN
 
Topo