Portal Chamar Táxi

Ford Fiesta MK8 2010

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Tenho um ford fiesta de 2010, 1.4 gasoleo mk8, que desferrou o gasoleo, e agora apareçe ao ligar as luzes de avaria do motor acessas, e ele não puxa combustivel...Este carro esta parado junto à minha porta e de vez em kuando colocava-o a funcionar, um dia destes desferrou, passados uns 15 dias coloquei-lhe mais gasoleo mas agora não pega...Podiam ajudar-me a localizar a bomba de combustivel e o respectivo filtro?Ja andei a ver, apenas vejo um especie de bomba ao lado do filtro de ar,mas não o consigo abrir...

Basicamente o que pretendia era limpar bomba, mudar/limpar filtro e proceder ao sangramento do sistema...

Na impossibilidade ou caso de ser mt dificil de localizar a bomba e ou filtro pf informem-me da maneira correcta para ferrar o gasoleo novamente pf...

Abraços

kablamis

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Amigo. O sagramento no ford fiesta 1.4 tdci é automático. O que podes fazer se quiseres é colocar uma bomba manual entre o filtro de combustível e o deposito para fazer chegar o gasóleo ao filtro. Já fizeste diagnostico ao carro? têm erros gravados na centralina? Tambem podes fazer o seguinte liga a chave de ignição (mas sem colocar o motor em funcionamento) ate deixares de ouvir a bomba a funcionar depois desliga a ignição, repete isto 6 vezes e depois liga o motor ele deve pegar.

zimbelim

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 21, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas,
esse motor tem bomba manual de puxo de gasoleo além da bomba de alta pressão, apenas tens de seguir os tubos de gasoleo até uma cena tipo de concertina com 15cm; após isso basta apertá-la repetidamente e pode ser que te safes.
O filtro de gasoleo desse modelo é blindado, não o tentes abrir, já tens problemas que te cheguem.

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Gostos Recebidos
0
Porque desferrou a bomba? Podes tentar em ligar e desligar a chave varias vezes, mas se ficaste sem gasol podes ter ficado com um erro e a centralina entrar em segurança.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Ja segui os tubos mas não esta la nada para alem de tubos...Do deposito de combustivel vem um tubo que liga ao filtro de gasoleo...Do filtro sai para uma especie de T que podes ver do lado esquerdo uma peçita vermelha que esta à direita do liquido radiador...Deste T tem três saidas, uma que sai por cima do filtro de gasoleo,que tem a cabeça verde e está mesmo por cima do filtro de gasloeo, outra que vai aos injectores e outra que não sei tb para onde vai...Agora bombas manuais de afinação não tem...

Podes ver por aki...

ford-fiesta-hatchback-1-4-tdci-zetec-5dr-1980444647-640x480.jpg

Posso é estar engando e ela estar mesmo escondida...Deixo-te uma foto do carro...Mas, se por acaso souberes onde esta exactamente a mesma, por favor indica-me...

Abraços

kablamis

Boas,
esse motor tem bomba manual de puxo de gasoleo além da bomba de alta pressão, apenas tens de seguir os tubos de gasoleo até uma cena tipo de concertina com 15cm; após isso basta apertá-la repetidamente e pode ser que te safes.
O filtro de gasoleo desse modelo é blindado, não o tentes abrir, já tens problemas que te cheguem.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! E essa bomba manual deixo-a ficar lá ou depois tiro-a?E ao tira-la não volta a entrar ar?Fiz o diagnostico e da-me er0136 que ao que sei tem a ver com isto...

"Oxygen sensor not switching/system lean Left or Front HO2S - Fuel control"

Agora eu ao colocar o carro a trabalhar nunca notei o trabalhar da bomba do deposito, motivo pelo qual não sei se vou conseguir saber se ela realmente trabalha, visto que ja insiti muito no arranque e não ker pegar...

Abraços

kablamis

Amigo. O sagramento no ford fiesta 1.4 tdci é automático. O que podes fazer se quiseres é colocar uma bomba manual entre o filtro de combustível e o deposito para fazer chegar o gasóleo ao filtro. Já fizeste diagnostico ao carro? têm erros gravados na centralina? Tambem podes fazer o seguinte liga a chave de ignição (mas sem colocar o motor em funcionamento) ate deixares de ouvir a bomba a funcionar depois desliga a ignição, repete isto 6 vezes e depois liga o motor ele deve pegar.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Aproveitei agora o silêncio da rua e foi colocar o carro apenas em posição de trabalhar ou seja, colocar a chave na ignição e rodar até a posição imediatamente antes de ele dar ao motor de arranque e não ouço nada, rigorosamente nada...Como posso diagnostivar se a bomba esta ou não a funcionar?Tem tb algum fusivel que possa medir a ver se esta ou não fundido?

Abraços

kablamis

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Sim até tem vários fusíveis que podes verificar é o caso do F12 15Amp. o F13 de 20Amp o F15 tambem de 20Amp o relé 6 e o relé 10 se estão atracar todos estes fusíveis e reles estão relacionados com o sistema de combustível e módulos de ignição do carro.
O erro P0136 a que te referes esta relacionado com a segunda sonda lambda, mas acho que não era por ai que o motor não iria pegar, iria sim ter um trabalhar irregular. Depois de apagar esse erro ele voltou aparecer ou seja é um erro presente.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! O erro apareceu depois de eu tentar que ele pegasse....Amanha ja dou volta aos fusiveis e relés ke falas...O erro ficou fixo...

Abraços

kablamis

Sim até tem vários fusíveis que podes verificar é o caso do F12 15Amp. o F13 de 20Amp o F15 tambem de 20Amp o relé 6 e o relé 10 se estão atracar todos estes fusíveis e reles estão relacionados com o sistema de combustível e módulos de ignição do carro.
O erro P0136 a que te referes esta relacionado com a segunda sonda lambda, mas acho que não era por ai que o motor não iria pegar, iria sim ter um trabalhar irregular. Depois de apagar esse erro ele voltou aparecer ou seja é um erro presente.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Como o carro é comercial, tirei todos os plasticos que estão onde estariam os bancos traseiros na esperança de poder chegar, como em m ts automoveis, à bomba de combustivel...Tal não é o meu espanto que a bomba esta debaixo do crro e so tirando o deposito por baixo vou conseguir mexer-lhe,...No entanto, peguei no multimetro e em dc, nos 4 fios que alimentam a bomba, em nenhum dos 4 seja com ke combinações for, tenho algum tipo de tensão...Tb revisei todos os fusiveis, quer fora quer dentro do carro e todos estão bons...Em relação aos relés exteriores , existe um que comanda a bomba e o aqueçimento do gasoleo, ao qual troquei o relé com o que está ao lado, das luzes ke tem as mesmas ligações, e o carro continua igual...Os fusiveis que me indicaste neste carro os numeros são outros, o que me faz pensar que estarás a pensar na versão mais antiga de 2003 por aí..Este carro é o ultimo modelo fiesta...Agora pergunto eu...Se lhe colocar uma bomba electrica de outro qualquer carro para que me puxe junto à saida do filtro de gasoleo, isto não me resolve o problema?

Abraços

kablamis

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Ja cortei os fios à bomba combustivel e incluso dei-lhe 12 volts mas nem assim a ouço....A bomba tem algum fusivel ou algum tipo de corte que esteja dentro de ela?

Abraços

kablamis

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Se os fusíveis e relés estão bons o melhor será mesmo levar o carro para uma oficina da ford. Atenção ao dar corrente pois esses carros estão equipados com redes CAN.
Boas! Ja cortei os fios à bomba combustivel e incluso dei-lhe 12 volts mas nem assim a ouço....A bomba tem algum fusivel ou algum tipo de corte que esteja dentro de ela?

Abraços

kablamis

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Ao dizer ke cortei os fios foi mesmo para isolar possiveis problemas...Alimentação directa para a bomba sem retorno na electronica do automobil..O tema da oficina ford é ke esta a 50km e reboque fica carissimo...Ja para nao falar nos 57euros hora que cobram...Ainda esta semana compro na sucata a bomba de aperto manual...Vou liga-la à saida do filtro de gasoleo e apertar até que saia só gasoleo depois injecto no tubo de saida do filtro....A grande duvida que me surge é a seguinte...Se for a bomba de combustivel que esteja estragada, e tendo só a bomba manual de aperto, depois do carro estar ferrado, ele não desferra?E terá força para puxar gasoleo até aos injectores sem a respectiva bomba a força-lo para cima?

Abraços

kablamis

Se os fusíveis e relés estão bons o melhor será mesmo levar o carro para uma oficina da ford. Atenção ao dar corrente pois esses carros estão equipados com redes CAN.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
e quando ligas-te a bomba a 12v ela funcionou? calculo que ja tenhas verificado as velas! Acho que devias tentar por o carro a trabalhar com o spray "milagroso" arranque a frio. depois diz alguma coisa.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! A bomba creio ke não funcionou...Eu pelo menos não a ouvi...As velas não as verifiquei...Esse spary como se chama?Onde o encontro?O problema com que estou é ke o tubo que vem do deposito nao mete gasoleo no filtro...Até posso ter as velas maradas...Mas não era suposto assim que coloco o carro a tentar pegar, a bomba puxar gasoleo com pressão para o filtro?

Abraços

kablamis

e quando ligas-te a bomba a 12v ela funcionou? calculo que ja tenhas verificado as velas! Acho que devias tentar por o carro a trabalhar com o spray "milagroso" arranque a frio. depois diz alguma coisa.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Eu uso motor starter da TECTANE MS557 numa loja de peças de automoveis encontras isso.

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Gostos Recebidos
0
em primeiro lugar devias ter ligado uma maquina diagnostico para ver os erros. Porque assim andas as ''apalpadelas'', dou te um exemplo se tiveres a chave desprogramada não activa a bomba.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! O carro faz auto diagnostico, logo ligar a makina não me resolve o problema...A chave desprogramada até podia ser, e mt bem pensado, pena é que ele faz o mesmo com as duas chaves...

Obrigado pela ajuda...

Hoje a ver se o mecanico passa aki, para voltarmos a encher o filtro de gasoleo, e colocar o carro a trabalhar com o spray auto arranque a ver se ele ferra, se não ferrar, para perceber o que se estragou...

Abraços

kablamis

em primeiro lugar devias ter ligado uma maquina diagnostico para ver os erros. Porque assim andas as ''apalpadelas'', dou te um exemplo se tiveres a chave desprogramada não activa a bomba.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! ora bem, venho então reportar que o carro ja funciona...Enchi o filtro de gasoleo com a ajuda de uma seringa com um tubito para entrar nos dois orificos até que ficasse ceio...Depois injectei algum gasoleo tb para o tubo que vem do deposito, e no outro que está na saida do filtro...conectei td, saquei o filtro de ar, e coloquei por 2 segundos o spray de autoarranque no tubo que xupa o ar para dentro do motor...Dei à chave 3x e lá pegou...Deixei-o ficar a trabalhar na esperança que ferrasse sozinho, e tal não foi o meu espanto que acabou por ferrar..Deixei-o a trabalhar durante 15 minutos...Desliguei, e hoje de manha voltei a testar e a andar com ele e está totalmente ferrado...

Mt obrigado a todos...

Abraços

kablamis

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
esse spray faz milagres :espi28:
Amigo ainda bem que conseguiste resolver o teu problema.

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas! O carro faz auto diagnostico, logo ligar a makina não me resolve o problema...A chave desprogramada até podia ser, e mt bem pensado, pena é que ele faz o mesmo com as duas chaves...

Obrigado pela ajuda...

Hoje a ver se o mecanico passa aki, para voltarmos a encher o filtro de gasoleo, e colocar o carro a trabalhar com o spray auto arranque a ver se ele ferra, se não ferrar, para perceber o que se estragou...

Abraços

kablamis

Boas,

Como eu te disse era um exemplo. O diagnostico do carro é muito básico, não tens quase informação nenhuma.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Ora cá estou eu outra vez..Depois de ter passado uns dias fora o carro voltou a desferrar.Provavelmente por ter tido ar dentro das tubagens...Comprei umadessas bombas ferrar manual e coloquei-a antes do filtro de ar...Encho com a ajuda da bomba o filtro de ar.Ok.Ate aqui nao existem fugas...Assim que conecto a ficha do tubo de saida do filtro de gasoleo posso estar uma tarde inteira a dar a bomba e a chave que ele nao pega...Ja abri tb um dos injectores, mas nao sai gasoleo...A bomba injectora tem 2 tubos que vêm de uma especie de "T", que por sua vezsai do filtro de gasoleo...O que queria perguntar é como ferrar manualmente a bomba injecção visto que a mesma sozinha nao se purga...Ja testei com o spray milagroso, mas nem mesmo com este ele oega..Da sinal de querer pegar mas nao pega..Tenho estado a colocar-lo na boca do filtro de ar, ou seja a entrada do medidor de massa ar...

Podem ajudar-me?

Abraços

kablamis