O JavaScript está desativado. Para uma melhor experiência, active o JavaScript no seu browser antes de prosseguir.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser .
François Hollande chega a Cuba para visita oficial
VIDEOO Presidente francês, François Hollande, chegou no domingo à noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa) a Havana, onde inicia uma visita oficial a Cuba, a primeira de um chefe de Estado francês à ilha.
A visita de Hollande a Cuba está integrada numa viagem pelo Caribe, que termina a 12 de maio no Haiti.
À chegada ao aeroporto internacional José Martí de La Habana, Hollande foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rogelio Sierra.
Está previsto que o Presidente francês se reúna hoje com o seu homólogo cubano, Raúl Castro, após uma intensa agenda que inclui um encontro com o cardeal Jaime Ortega, o representante máximo da Igreja católica na ilha, a quem será entregue uma insígnia de Comandante da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa.
Para hoje estão também marcados encontros com estudantes e professores da Universidade de Havana, onde serão assinados vários acordos de intercâmbio académico e cultural, e será inaugurada uma nova sede da Alliance Française na capital cubana.
A viagem tem também um caráter económico, com Hollande a encerrar um fórum em que participam membros da sua extensa delegação empresarial, integrada por empresas como a Pernod Ricard, Accor, Air France, Carrefour e Orange.
A França quer fomentar o comércio com Cuba, com quem manteve, no ano passado, um intercâmbio de 180 milhões de euros, valor inferior ao de 2013 e longe dos fluxos que Cuba manteve com outros parceiros europeus, como Espanha, Holanda ou Itália.
Esta visita, a primeira de um representante de Estado europeu à ilha em mais de 55 anos, surge cinco meses depois do anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.
nm
" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>
Não precisa agradecer, basta comentar