- Entrou
- Mai 11, 2007
- Mensagens
- 4,596
- Gostos Recebidos
- 0
Baixas temperaturas podem trazer complicações para a saúde
O frio tem impacto negativo na saúde e especialmente no risco de doenças cardíacas, apesar de ser um problema pouco conhecido. A protecção contra o frio pode evitar uma série de complicações. Aliás, condições extremas podem mesmo levar à morte.
Andar ao frio equivale a um esforço violento para o coração e aumenta o risco de enfarte do miocárdio e a situação piora assim que a humidade se infiltra no organismo. Também há más notícias para quem gosta de férias na montanha, porque a altitude rareia o oxigénio e provoca insuficiência respiratória.
No caso dos asmáticos, quando o termómetro desce estes têm mais probabilidades de sofrer uma crise já que os brônquios encolhem, mas o maior risco surge quando a humidade aumenta a possibilidade de infecções e a propagação do vírus poderá ter tendência para se prolongar.
Contudo, o coração e os pulmões não são os únicos alvos do frio. Os vasos sanguíneos são igualmente atingidos. Com súbitas mudanças de temperatura, as mãos ficam ligeiramente arroxeadas por vasoconstrição. Na maior parte dos casos, este problema é benigno, ocasionando apenas pequenas frieiras, mas a vasoconstrição, dificultando a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, pode também levar a esclerodermia.
Contudo, no caso das frieiras, onde a circulação fica totalmente bloqueada, os tecidos podem ficar irreparavelmente danificados, mas as situações são raras e geralmente, os mais atingidos são os alpinistas e os esquiadores, que podem ficar bloqueados na neve durante longos períodos.
A evitar
Contrariamente àquilo que se pensa, beber álcool para aquecer não é uma boa opção. As bebidas alcoólicas diminuem a vigilância e impedem que o organismo se aperceba do frio e consequentemente de se defender contra este. Em casa, as baixas temperaturas também podem ter efeitos indirectos. Quando estamos gelados, menos queremos arejar a casa e mais germes se acumulam no interior. O excesso de calor dos aquecedores pode secar as mucosas respiratórias e aumentar as infecções.
Para maximizar a protecção, o ideal é usar agasalhos – um calçado espesso, meias quentes, luvas, cachecol e gorros ou chapéus para cobrir as orelhas e a cabeça – e evitar a dispersão térmica.
ciênciahoje
___________