• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fumo branco no Vaticano: «Habemus Papam»

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
O fumo que acabou de sair da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, é branco, o que significa que «Habemus Papam» («Temos Papa», em português).



Está então escolhido, no segundo dia de conclave, o sucessor de Bento XVI.

Ao segundo dia do Conclave saiu fumo branco da chaminé do Vaticano, anunciando a eleição do sucessor de Bento XVI como Papa.

Assim que o fumo saiu da chaminé, os vários milhares de fiéis que enchem a praça de São Pedro exultaram.

Os 115 cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, já elegeram o sucessor de Bento XVI. Eram 19h06 locais (18h06 Lisboa) quando da chaminé saiu fumo branco. O novo sumo pontífice deverá saudar as centenas de pessoas que encontram na Praça de São Pedro nos próximos 50 minutos.

Veja aqui a TV do Vaticano em directo :
[video]http://www.youtube.com/user/vatican?v=QU2w-gTyXBM[/video]

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o facto de não ter sido escolhido logo de manhã um novo papa era muito normal. "É mais ou menos o que esperávamos. Este resultado é considerado muito normal. Só o conclave de 1939 é que Pio XII foi eleito à terceira volta do escrutínio", afirmou na conferência de imprensa diária, à hora do almoço.

O porta-voz assegurou que isso não é "sinal de divisão" entre os cardeais, mas sim do seu "discernimento" diante da escolha do 266.º papa da Igreja Católica. E disse que era impossível saber se a escolha será "nas próximas horas ou nos próximos dias". Segundo Lombardi, "uma boa hipótese para a primeira missa [do novo papa] é ser dia 19 de Março", quando se assinala o Dia de São José e do Pai.

Desta forma, falta agora saber quem foi o cardeal eleito Sumo-Pontífice e qual o nome que vai adoptar.

AB_pt
 
Última edição por um moderador:

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Não demoraram muito a escolher, já estavam fartos de estar fechados...
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
image-AA0A_51411A3B.jpg

O novo líder da Igreja Católica é o cardeal-arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Jorge Mario
Bergoglio, o primeiro Papa oriundo da América Latina.

É também o primeiro jesuíta a tornar-se Papa, o 266.º da história. Bergoglio, que será conhecido como Papa Francisco I, é um intelectual jesuíta, que viaja de autocarro e tem uma visão prática da pobreza: quando foi nomeado cardeal, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma, de acordo com um pequeno perfil publicado pelo jornal inglês The Guardian. Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, Bergoglio pediu que dessem o dinheiro da viagem aos pobres.

O novo papa é um reconhecido adepto de futebol e manifestou por diversas ocasiões ser um seguidor do San Lorenzo de Almagro, clube fundado pelo padre Lorenzo Massa em 1908, tendo celebrado mesmo a eucaristia que assinaloou os cem anos do clube.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Deviam de arranjar o telhado da capela ,tá todo podre ,que andam ali a fazer uma data de cardeais ,ponham-lhes masé um martelo e um arranca-pregos ,e vâo arranjar o telhado ehehehehe:naodigas::est48::est48::Hee::Hee:
Havia de ser giro arranjarem o telhado de saias :est48::Hee::Hee::Hee:
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Um papa do fim do Mundo

Sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma. Parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase ao fim do Mundo", disse o papa Francisco na primeira aparição perante cerca de 150 mil fiéis que, ontem à noite, lotaram por completo a praça de São Pedro, no Vaticano.

Pela primeira vez na História da Igreja é eleito um papa do continente americano e, também pela primeira vez, um papa escolhe o nome Francisco. Apesar de ser jesuíta, o até agora arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Mario Bergoglio, quis homenagear o Santo de Assis, fundador da Ordem Franciscana. Aos milhares de fiéis, e antes da tradicional bênção Urbi et Orbi, o novo papa pediu "um favor": "Peço-vos que rezem ao Senhor para que me abençoe, a oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração", declarou o novo pontífice. Antes de recolher, desejou que o seu caminho seja feito de "fraternidade e amor" e pediu a Deus que abençoe o papa emérito, Bento XVI. Segundo apurou o CM, a missa do início de pontificado será celebrada por Francisco no dia 19 (dia de São José), na Basílica de S. Pedro.

Jorge Bergoglio tem 76 anos, apenas menos dois do que Bento XVI quando foi eleito, e a sua elevação ao pontificado parece ter-se tratado de um ato de compensação, uma vez que foi, como se sabe, grande rival de Joseph Ratzinger no Conclave de 2005. Desta vez, e apenas à quinta votação, Bergoglio, que foi feito cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, no mesmo dia dos cardeais portugueses José Policarpo e José Saraiva Martins, assume a cadeira de Pedro.

cm
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Papa deixa primeira mensagem no Twitter

Papa Fransciso I deixa a sua primeira mensagem no Twitter. "Habemus papam franciscum", reativa a conta do chefe da Igreja Católica.

A primeira mensagem em nome do papa Francisco I na rede social Twitter foi em latim: "Habemus papam franciscum". Desta forma o novo Sumo Pontífice marcou a reativação da conta do chefe da Igreja Católica pouco depois da sua apresentação ao mundo.

A mensagem em latim significa "Temos um novo papa, Francisco" e surgiu na conta oficial do papa, que mudou a palavra-chave para "@Pontifex", depois de nos últimos dias ter ostentado "@Sede Vacante", a situação de ausência de papa desde a resignação de Bento XVI, a 28 de fevereiro.

O texto, com apenas 24 carateres em 140 possíveis, surgiu cerca das 20h30 (19h30 em Lisboa) e hora e meia depois, a mensagem tinha sido colocada nos favoritos por mais 14.228 utilizadores do Twitter e reencaminhada mais de 55.000 vezes.

A conta de Twitter do papa tinha sido ativada no dia 12 de dezembro e serviu para divulgar mensagens do antecessor de Francisco I.

O último "tweet" de Bento XVI surgiu no dia 28 de fevereiro, com o anterior papa a desejar que os fiéis tivessem "a alegria de ter Cristo como centro" das suas vidas.

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Francisco I sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.

cm
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Papa Francisco I foi das escolhas mais rápidas

Escolha de Francisco I foi superada, desde o inicio do século XX, apenas pelas de Pio XII, Bento XVI e João Paulo I.

A eleição de Jorge Bergoglio, jesuíta argentino, foi das mais rápidas desde o séc. XX. Foram dois dias de conclave, cinco votações no total – até que se conseguissem os 77 votos necessários, entre os 115 cardeais reunidos. O novo papa, de 76 anos, adoptou a designação de Francisco I.

Ao longo da história, outros três papas foram eleitos em apenas dois dias, um deles foi o próprio Bento XVI. O nome do cardeal Joseph Ratzinger, em 2005, surgiu ao fim de quatro votações.

Também João Paulo I foi eleito na quarta votação, ao longo de dois dias, em 1978. O seu pontificado foi, no entanto, muito curto, terminando com a sua morte prematura. Morreu 33 dias depois de escolhido.

Porém, Júlio I foi o nome a que os cardeais mais facilmente chegaram por maioria de votos. Elegeram-no em apenas um dia, no ano de 1503.

Em 1939, Pio XII precisou só de três votações, em dois dias, para chegar a papa.

O seu antecessor representa o extremo oposto: o conclave que escolheu Pio XI, em 1922, reuniu-se durante cinco dias e só chegou a uma conclusão após 14 votações.

Para eleger João XXIII, em 1958, também foram precisas 14 votações, que decorreram ao longo de quatro dias. Este foi, porém, um pontificado breve: quatro anos.

Mas a mais dramática e longa eleição de um papa aconteceu em 1268. Só após dois anos e nove meses é que foi nomeado um novo líder: Gregório X.

cm
 
Topo