Portal Chamar Táxi

Funcionários das finanças iniciam hoje greve de 20 dias

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,097
Gostos Recebidos
505
Os funcionários das finanças iniciam hoje, quarta-feira, uma greve de 20 dias, até à greve geral de 24 de Novembro, um dia depois do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos ter admitido agir judicialmente contra a tutela.

A greve, convocada pelo Sindicato a 19 de Outubro, e que hoje será de âmbito nacional, com uma manifestação frente à Assembleia da República, em Lisboa, será realizada ao nível distrital a partir de quinta feira, até 30 de Novembro.

Terça feira, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos admitiu à Lusa agir judicialmente contra o ministério das Finanças por litigância de má fé, caso tenha sido invocado o interesse público para justificar o congelamento de concursos e da avaliação permanente.

A 20 de Outubro, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) interpôs uma providência cautelar, contra os efeitos do Despacho nº 15248-A/2010, invocando a sua ilegalidade e poderá vir a avançar com uma acção por litigância de má fé, disse o dirigente do STI, Hélder Ferreira.

"Este despacho baseou-se num pretexto falso que foi, no fundo, a contenção de custos quando a massa salarial na DGCI (Direção Geral de contribuições e Impostos) tem diminuído, e muito. Consideramos esse despacho ilegal porque não pode ultrapassar um decreto lei e foi isso que aconteceu", sublinhou o presidente do STI.

Segundo o Sindicato, a sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa, de 22 de Outubro de 2010, é "clara quanto à suspensão imediata do despacho de cancelamento dos concursos e quanto à obrigação do ministro de tomar as providências necessárias ao normal desenvolvimento dos concursos".

Caso estes não sejam realizados, o STI interporá uma acção de indemnização contra o ministro Teixeira dos Santos, com fundamento na violação culposa dos deveres a que pela sentença está obrigado.

JN
 
Topo