• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fundação PT ultrapassa 1000 vídeos na Khan Academy

romika

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2009
Mensagens
595
Gostos Recebidos
0
KhanAcademy_Imagem2.png

A Khan Academy, projeto educacional interativo lançado em Portugal em abril de 2013 pela Fundação PT, acaba de ultrapassar 1000 vídeos de Matemática, Física e Química. Estes vídeos, progressivamente adaptados para português e disponibilizados em fundacao.telecom.pt, foram ao longo destes dois primeiros anos alvo de mais de 850 mil visualizações. Com o intuito de promover o sucesso escolar junto das comunidades lusófonas, a Khan Academy portuguesa disponibiliza conteúdos gratuitos, sintoniza alunos, pais e professores e apoia diferentes projetos educativos dentro da própria sala de aula.

Ao longo de 2014, os conteúdos disponibilizados foram progressivamente abrangendo explicações do 1.º ao 12.º anos de escolaridade. Também em 2014, as explicações em vídeo passaram a incluir conteúdos de Física e Química, validados pelas Sociedades Portuguesas de Física e Química, com vista a tornar este canal uma ferramenta cada vez mais universal para alunos, pais, professores, curiosos ou autodidatas.

Dada a importância e criticidade da disciplina de Matemática no currículo escolar, a Fundação PT tem vindo, desde a primeira hora, a adequar os vídeos originais em inglês para a realidade e a língua portuguesas com a supervisão e certificação da Sociedade Portuguesa de Matemática. 80% das videoaulas disponibilizadas em 2014 incidiram sobre a Matemática.

Khan Academy extensível à sala de aula

A enriquecer o balanço da Khan Academy portuguesa está ainda o alargamento do projeto à própria sala de aula, que teve por base o objetivo de dar a conhecer e testar a plataforma para uma aceleração em quantidade e qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. A Fundação PT tem vindo a promover workshops junto da comunidade escolar, com a finalidade de sensibilizar pais e encarregados de educação para a utilização da Khan Academy em ambiente de sala de aula. Um total de 13 sessões, de norte a sul do país, já abarcou a formação de mais de 400 pessoas.

Adicionalmente, os conteúdos da Khan Academy em português são ainda um recurso privilegiado por programas educativos de introdução à utilização de tablets e portáteis na sala de aula, como o Creative Classrooms Lab, o Edulabs, o TEA – Tablets no Ensino e na Aprendizagem no contexto nacional e o Connect to Learn, ativo em três escolas secundárias de Cabo Verde. No âmbito destes programas, a Fundação PT assegura o fornecimento de equipamentos, o acesso gratuito aos conteúdos educativos, a conetividade e a formação de professores.

A Khan Academy, organização sem fins lucrativos, foi lançada em 2006 por iniciativa do educador e empreendedor Salman Khan. A missão, que replica na versão portuguesa inaugurada em Portugal pela mão da Fundação PT em 2013, centra-se na disponibilização de conteúdos, recursos e condições para alcançar simultaneamente uma aprendizagem e um ensino de excelência.

Os conteúdos disponibilizados pela Fundação PT no âmbito da Khan Academy, em fundacao.telecom.pt, podem também ser acedidos online no SAPO Vídeos, no Youtube e através do MEO Kids.

Seguida por uma equipa de profissionais de excelência, acompanhados pelas Sociedades Portuguesas de Matemática, Física e Química, a Khan Academy portuguesa insere-se num dos eixos estratégicos da Fundação PT, a educação, no âmbito da qual são postos em prática pressupostos de promoção do sucesso escolar e de inclusão digital, para uma educação sempre mais igual.
Fonte
 
Topo