• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Furacão Hanna

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
"Hanna" fez dez mortos no Haiti

Oito dias depois da passagem do furacão "Gustav", o Haiti voltou a ser atingido pela força do furacão "Hanna", que fez pelo menos dez mortos, de acordo com a polícia local de Gonaives.

Neste momento “é impossível circular de carro em toda a cidade pois todos os quarteirões estão inundados e há cadáveres a boiar”, relatou o comissário Ernst Dorfeuille, da polícia de Gonaives, que fica 152 quilómetros a norte de Port-au-Prince. “Há água por todo o lado. Em algumas zonas o nível da água subiu mais de dez metros”, acrescentou.

O autarca de Gonaives, Stephen Moise, declarou o estado de emergência e lançou um apelo à ajuda internacional e humanitária.

Um médico adiantou à Radio Vision 2000 que o principal hospital da cidade está inundado. “Os doentes foram agrupados numa só sala. A situação é crítica".

A missão de apoio das Nações Unidas presente no Haiti já preparou ajuda à população, mas devido às condições meteorológicas adversas, os helicópteros não podem descolar e os camiões não podem circular.

O furacão Gustav fez 77 mortos no Haiti, há uma semana. Há duas semanas, foi a tempestade "Fay" que causou quatro dezenas de vítimas mortais.

Estima-se que "Hanna" cause chuvas fortes nas Bahamas, onde escolas e empresas estão encerradas. Várias lojas foram pilhadas.


JN
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Tempestade "Hanna" chegou às Bahamas depois de matar 19 pessoas

Depois de ter provocado pelo menos 19 mortos no Haiti, a tempestade tropical Hanna, caracterizada por fortes rajadas de vento e chuvas torrenciais, começou a varrer, quarta-feira, o arquipélago turístico das Bahamas, onde muitos hotéis preparam a chegada da tempestade.

Hanna ameaça tornar-se de novo um furacão e as autoridades locais lançaram alertas em todo o arquipélago, onde estão a ser preparados os abrigos anti-ciclónicos.

Às 6 horas, o centro da tempestade, marcada por rajadas de vento atingindo uma média de 100 quilómetros por hora, foi localizado a leste da ilha de La Tortue, no Haiti, a 130 quilómetros do sudeste das Bahamas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, sediado em Miami.

Os EUA, ainda ocupados com a avaliação dos danos causados pelo furacão Gustav na segunda-feira no Louisiana, também preparam a chegada de Hanna, na costa atlântica, numa zona entre a Flórida e a Geórgia, durante esta semana.

Hanna é a terceira tempestade tropical que já provocou mortes desde o início da temporada de furacões nas Caraíbas. No Haiti, a terceira maior cidade, Gonaives, com 300 mil habitantes, situada 150 quilómetros a norte de Port-au-Prince, está completamente inundada, e as águas chegaram aos dois metros de altura.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o ritmo do progresso de Hanna deverá aumentar e é esperado dirigir-se para o noroeste na quarta-feira, passando por Nassau na quinta-feira e depois pela ilha das Grandes Bahamas.

Até lá, Hanna poderá tornar-se um furacão, podendo causar ondas gigantescas e inundações costeiras até 1,5 metros.

Na ilha das Grandes Bahamas, os turistas já deixaram os hotéis, como o Hotel Westin, cuja taxa de ocupação caiu para 20%.

A companhia Discovery Cruise Lines, que oferece um cruzeiro de um dia entre as Bahamas e Fort Lauderdale, Flórida, já suspendeu as travessias na terça-feira à noite.


JN
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Furacões: Hanna faz 38 mortos no Haiti, Ike passa a furacão

03 de Setembro de 2008, 23:25

Port-au-Prince, 03 Set (Lusa) - Pelo menos 38 pessoas morreram em várias cidades do Haiti inundadas à passagem do furacão Hanna, revelaram hoje responsáveis da protecção civil em Port-au-Prince, enquanto em Miami se anunciava a passagem a furacão da tempestade tropical Ike.

O Centro nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, anunciou que a tempestade tropical Ike, que se encontrava hoje no Atlântico a mil quilómetros a leste das Caraíbas, se tornou no quinto furacão da época.

Antes, as autoridades haitianas tinham assinalado pelo menos 26 mortos e dezenas de milhares de pessoas sinistradas na sequência das graves inundações causadas segunda e terça-feira pela passagem do furacão Hanna.

"Dezoito pessoas morreram no departamento de Artibonite (Norte), particularmente na cidade de Gonaives, completamente inundada", indicou Alta Jean-Baptiste, directora da protecção civil.

Onze outras pessoas morreram no Sul do Haiti, oito no departamento ocidental e uma outra no Departamento de Nippes.

"É um balanço muito parcial, tendo em conta a situação em Gonaives que continua submersa", precisou o responsável da protecção civil.

Pelo menos 25.000 pessoas foram acolhidas em abrigos provisórios nesta cidade situada a 152 quilómetros a norte de Port-au-Prince.

Víveres e medicamentos foram encaminhados para esta cidade para vir em socorro dos milhares de pessoas bloqueadas desde há três dias nos telhados das casas, segundo a protecção civil.

As 22 :00 em Lisboa, o agora furacão Ike encontrava-se a 1.080 quilómetros das ilhas Leeward, no norte das Pequenas Antilhas e deslocava-se à velocidade de 30 km/h, com ventos que sopram à velocidade de 130 km/h, segundo o NHC.

O furacão deverá ganhar força nos próximos dias, mas é ainda demasiado cedo para saber que zonas terrestres poderão eventualmente ser atingidas pelo Ike, precisou o NHC.

Depois do Gustav, que fez uma centena de mortos nas Caraíbas e nos Estados Unidos, e do Hanna que causou pelo menos 38 mortos nos Haiti, a tempestade tropical Josephine que se formou ao largo de Cabo Verde deverá enfraquecer, segundo o NHC.

Enquanto isto, os habitantes de Nova Orleães, que tinham fugido em massa à chegada do furacão Gustav temendo uma reedição da catástrofe do Katrina em 2005, começavam hoje a regressar a casa depois da ordem de evacuação.


TM.

Lusa/Fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Furacão Hanna faz 61 mortos no Haiti (actualização)

Furacão Hanna faz 61 mortos no Haiti

As Caraíbas continuam a ser fustigadas pelos fenómenos meteorológicos.

Pelo menos 61 pessoas morreram em várias cidades do Haiti, inundadas à passagem do furacão Hanna.

Mais de 25.000 pessoas foram evacuadas da capital, Port-au-Prince.

Numa altura em que as autoridades estão ainda a fazer contas das vítimas causadas pelo Gustav, a tempestade tropical Hanna causou ainda mais danos, trazendo à memória dos haitianos a catátrofe de 2004, quando o furacão Jeanne fez mais de 3 mil mortos.

O Hanna, que passou esta quarta-feira a furacão, dirige-se agora para as Bahamas, depois de ter atingido também a Républica Dominicana.

Entretanto, o Centro nacional de Furacões de Miami já anunciou que a tempestade tropical Ike, que se encontrava hoje no Atlântico a mil quilómetros a leste das Caraíbas, se tornou no quinto furacão da época.

O Ike deverá ganhar força nos próximos dias, mas é ainda demasiado cedo para saber que zonas poderão ser atingidas.


04/09 08:23 CET
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Hanna já fez 90 mortos e segue para EUA

Hanna, que já fez 90 mortos, segue sua trajetória em direção à costa sudueste dos Estados Unidos, noticia o site G1.

O Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês) informa que Ike segue em direção às Bahamas. No entanto, a ameação ainda não é imediata e aindaa é cedo para concluir se ameaça as ilhas do Caribe, a Costa Leste dos EUA ou as áreas norte-americanas de extração de petróleo no Golfo do México.

A tempestade tropical Hanna, que avança pelas Bahamas e poderá transformar-se em furacão amanhã antes de atingir a costa sudeste dos Estados Unidos, apresentou um ligeiro enfraquecimento e possui ventos máximos sustentados de 100 km/h. Hanna já deixou pelo menos 90 mortos no Haiti.

Segundo um provável padrão de trajetória calculado pelo NHC, Centro Nacional de Furacões, o olho de Hanna chegará perto do litoral sudueste dos EUA, na sexta-feira, e antingirá algum ponto entre a Carolina do Norte e a Carolina do Sul


<<Lusa>>
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Furacão Hanna decreta estado de emergência no Haiti

Furacão Hanna decreta estado de emergência no Haiti

A passagem do furacão Hanna pelo Haiti obrigou o senado local a decretar o estado de emergência na região da cidade costeira Gonaives, a qual se encontra submersa e onde morreram 102 dos 136 vítimas registadas naquela ilha.

Num altura em que se aproxima rapidamente do país outro fenómeno do género, o Ike, o senado haitiano pediu ao governo para adoptar medidas urgentes a favor das vítimas do Hanna, nomeadamente, fornecendo alimentação às mais de 100 mil pessoas que se encontram sem nada para comer, e apoiando os milhares de desalojados numa reunião que ficou sem electricidade ou água potável.

Recorde-se que às 136 vítimas do Hanna o Haiti junta ainda os 77 mortos causados pelo furacão Gustav, mais as cerca de 30 vítimas resultantes da passagem da tempestade tropical Fay.


DD
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Hanna” provoca 500 mortos no Haiti e aproxima-se do sul dos EUA

“Hanna” provoca 500 mortos no Haiti e aproxima-se do sul dos EUA

Cerca de 500 cadáveres foram encontrados na cidade de Goinaves, no Haiti, a área mais atingida pela passagem do furacão “Hanna” no país, informou hoje a polícia local.

O último balanço de mortos apontava para os 136 mas o abrandamento da tempestade permitiu aprofundar a procura de vítimas do “Hanna”, sobretudo em Goinaves, onde a água chegou à altura de três metros.

"O tempo está mais calmo agora e estamos a encontrar mais corpos. Foram encontrados 495 corpos até agora e há mais 13 pessoas desaparecidas", disse um representante da polícia local.

O “Hanna” aproxima-se agora das costas americanas, ameaçando as Caraíbas e os estados do Sul dos Estados Unidos, onde já estão a ser tomadas medidas de precaução.

Às 03h00, o “Hanna” encontrava-se a 95 km da Carolina do Sul, com ventos de mais de 100 quilómetros por hora acompanhados de fortes chuvas.

O norte-americano Centro Nacional de Furacões previu que o núcleo do Hanna atinja os Estados Unidos hoje de manhã e siga para a costa atlântica do país durante o fim-de-semana.

Os governadores da Carolina do Norte e da Virgínia já decretaram o estado de emergência e o da Carolina do Sul apelou à evacuação voluntária das regiões ameaçadas.


Lusa
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Número de vítimas aumenta

A passagem do furacão “Hanna” pelo Haiti elevou para 529 o número de mortos em resultado da vaga de mau tempo que tem assolado aquele país das Caraíbas nas últimas semanas.

Na cidade de Gonaives, uma das zonas mais afectadas, alguns bairros estão submersos por cerca de cinco metros de água e lama devido à chuva torrencial dos últimos dias.

A verdadeira dimensão da tragédia é cada vez mais visível à medida que o nível da água começa a baixar e a ajuda começa a chegar aos sobreviventes.

“O tempo está calmo agora e estamos a encontrar mais corpos. Até agora, encontramos 495 cadáveres e há 13 pessoas desaparecidas”, disse o comissário da polícia de Gonaives, Ernst Dorfeuille, à agência Reuters.

De acordo com os dados oficiais, a vaga de mau tempo que nas últimas semanas assolou o Haiti, um dos países mais pobres das Caraíbas, provocou a morte a 529 pessoas.

“Ike” a caminho de Cuba

O furacão “Ike”, uma tempestade de categoria 4 na escala de Saffir Simpson, cujo máximo é 5, está a avançar no Oceano Atlântico e segue em direcção a Cuba e ao Golfo do México.

De acordo com o Centro de Furacões dos Estados Unidos, o “Ike” é um furacão “extremamente perigoso” com ventos de 215 quilómetros/hora.



rr
 
Topo