• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Galiza discute proposta para promover a língua portuguesa

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
1
Os autores da iniciativa popular que recomenda o "aproveitamento do potencial" da língua portuguesa na Galiza esperam a adoção desta proposta já na terça-feira, dia em que será discutida no parlamento regional.

A proposta de lei foi desenvolvida pela comissão promotora da Iniciativa Legislativa Popular (ILP) "Valentín Paz-Andrade" e reclama "o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia".

"Temos a expectativa de que a ILP seja tomada em consideração por unanimidade [no parlamento], pois está redigida de modo inclusivo e resulta compatível com as diversas posturas que na Galiza existem sobre a língua", disse à agência Lusa Joám Evans Pim, membro da comissão promotora desta proposta.

Naquela região autónoma espanhola, explicou ainda, existem diferentes visões sobre a linguística, "desde as que defendem o galego e o português como línguas próximas mas distintas", até às que reclamam uma "unidade linguística das variedades galegas, portuguesas, brasileiras e dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa]".

"Esta proposta, que não entra nesta questão filológica, é útil para todos pois coloca em valor a riqueza linguística da Galiza", sublinha Joám Evans Pim.

O documento, preparado em 2012, foi admitido em abril naquele parlamento, depois de validadas as 17 mil assinaturas que o acompanhavam, sendo levado a plenário pelo Partido Popular (PP) da Galiza, que tem a maioria absoluta naquele órgão.

jn
 
Topo