• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Gasóleo atinge o preço mais alto em dois anos

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
As gasolineiras voltaram a subir esta semana os preços da gasolina e do gasóleo, que estão já nos valores mais elevados dos últimos dois anos. A tendência é para uma escalada dos preços, uma vez que o frio que se sente na Europa está a fazer disparar o consumo.


Os combustíveis não param de aumentar e a tendência é para continuar. As gasolineiras voltaram a subir esta semana os preços da gasolina e do gasóleo, que atingiram já os valores mais elevados desde 2008.

A subida dos preços reflecte o aumento dos combustíveis nos mercados internacionais, que estão a ser pressionados por um aumento do consumo. "A pressão do inverno na Europa faz com que o consumo de combustíveis aumente e isso reflecte-se na subida dos preços dos mercados internacionais", explicou ao JN Jesus Ferreira, consultor da Energy Consulting. O especialista acrescentou, no entanto, que "em Portugal não há razão para que isto aconteça, mas a petrolíferas aproveitam para ganhar margem". Os mercados internacionais estão a antecipar já novas subidas na gasolina e no gasóleo, embora a um ritmo menos acentuado.

Depois de ter subido o preço dos combustíveis no início da semana, a Galp voltou a aumentar esta quinta-feira o preço do litro da gasolina e do gasóleo em 1 cêntimo. Abastecer um depósito de gasolina custa agora 1,469 euros por litro nos postos da petrolífera nacional, enquanto o gasóleo vale 1,249 euros o litro.

De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina bateu este valor no dia 8 de Agosto de 2008, altura em que o barril de Brent, petróleo de referência para a Europa, estava a valer 76,68 euros. Hoje, o "ouro negro" custa 69,24 euros, menos 7 euros do que há dois anos. Já o gasóleo atingiu o valor mais alto a 10 de Outubro de 2008. Um litro valia 1,268 euros, numa altura em que o petróleo valia 41,23 euros por barril. De acordo com os valores médios semanais da DGEG, a gasolina está a valer 1,421 euros, enquanto um litro de gasóleo custa 1,208 euros.

A BP prepara-se já para subir os preços novamente. A partir de hoje, abastecer nos postos da gasolineira custa mais 6 cêntimos. Um litro de gasolina custa 1,475 euros e o gasóleo vale 1,255 euros por litro. As restantes gasolineiras que operam em Portugal também subiram os preços dos combustíveis pelo menos duas vezes nos últimos dias.

Segundo o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13.ª posição no 'ranking' dos 27. Antes de impostos, o cenário altera-se. Os preços da gasolina e do gasóleo sobem para a sexta e quarta posição, respectivamente.

JN
 
Topo