Portal Chamar Táxi

Notícias Gengibre: Eis como usá-lo no combate de gases e dores abdominais

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,763
Gostos Recebidos
1,156
naom_690df37b5a38b.webp


O gengibre é a especiaria versátil que faz parte dos aromas da época e que já começa a aparecer por todo o lado. As superfícies comerciais já começaram a ser invadidas com casinhas de bolachas de gengibre para o Natal, mas até lá chegarmos podemos usar este ingrediente para outras ocasiões.


Infusões e sopas de gengibre são os exemplos de algumas receitas que pode considerar para ajudarem no alívio de gases ou desconforto abdominal.


Os especialistas do Johns Hopkins Medicine referem que pode incorporar o gengibre na sua dieta de várias maneiras, só vai precisar de explorar a utilidade deste alimento.


Como usar o gengibre


Infusões/ chá de gengibre: Para fazer uma infusão, basta cortar o gengibre às rodelas, aquecer a água quente e acrescentar uma colher de mel.


Smoothies: Esta especiaria pode dar um toque "picante e benefícios extra" a um batido de frutas.


Bolos, bolachas, compotas e sobremesas: O gengibre em pó, ou até mesmo a planta, pode ser frequentemente usado em receitas doces.

Sopas: Pode ser considerado o ingrediente secreto que pode dar um sabor mais forte a sopas, por exemplo de cenoura ou abóbora.


Gengibre em pó: é uma excelente opção para polvilhar e usar como topping de um iogurte natural, em papas de aveia ou até em bebidas quentes.


Benefícios do gengibre


Além das propriedades que reforçam o sistema imunitário e que ajudam no alívio de dores abdominais e no combate de gases, estes especialistas sublinham que o gengibre pode ajudar a combater outros problemas.


Quimioterapia: Pode aliviar as náuseas pós-tratamento, sem alguns dos efeitos colaterais dos medicamentos antieméticos.


Gravidez: Algumas mulheres elogiam o poder do gengibre para aliviar os enjoos matinais e outros desconfortos associados à gravidez. No entanto, é aconselhável que consulte um médico nesta fase.


Inchaço e gases: Comer gengibre pode reduzir a fermentação, a prisão de ventre e outras causas de inchaço e gases intestinais.


Desgaste das células: O gengibre contém antioxidantes. Essas moléculas ajudam a combater radicais livres, compostos que podem danificar as células quando as suas quantidades aumentam excessivamente.


Propriedades anti-inflamatórias: O gengibre contém mais de 400 compostos naturais, e alguns deles são anti-inflamatórios. Mais estudos nos ajudarão a determinar se o consumo de gengibre tem algum impacto em doenças como artrite reumatoide ou inflamação respiratória.


Quando se deve consumir?


O consumo desta especiaria não é restrito a uma hora do dia, mas os especialistas alertam para um consumo atento e responsável.


Apesar do consumo do gengibre ser eficaz no relaxamento e na prevenção da azia e, por isso ser aconselhado para toma após o jantar, para quem é mais sensível a estimulantes, os especialistas dizem para evitar nesta altura do dia.


Um consumo elevado ou superior a 4 gramas pode influenciar e prejudicar a qualidade do sono. Tendo em conta que já está a par de todas as particularidades e benefícios do gengibre, pode passar a incluí-lo na sua rotina com maior sabedoria.

IN:NM
 
Topo