kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 3
Habitantes de várias províncias do norte da Argentina afirmaram, no domingo, ter visto uma «gigantesca bola de fogo» a atravessar o céu. O fenómeno, que fez da noite dia por alguns segundos, foi mais visível em Santiago del Estero, mas também foi observado em Catamarca, La Rioja, Chaco, Corrientes, Córdoba, Santa Fé e Tucumán.
Mariano Rivas, coordenador da aérea de Astronomia do Planetário de Buenos Aires, disse ao canal C5N, que a bola de fogo se deveu à explosão de um meteoro.
O fenómeno foi observado cerca das 3:20 (7:20 hora portuguesa) e alguns residentes relatam que sentiram um ligeiro tremor de terra antes da bola de fogo passar.
«Trata-se de um meteoro que entrou na atmosfera a uma velocidade de 130 mil quilómetros» por hora, afirmou aos meios de comunicação argentinos o diretor do Observatório Astronómico de Santa Fé.
Jorge Coghlan explicou que «era de uma dimensão superior à de um meteorito» e que «se desintegrou quando se encontrava a uma altitude de 65 quilómetros». O especialista acrescentou que o objeto entrou na atmosfera com um tamanho aproximado de 20 centímetros de diâmetro».
De acordo com Jorge Coghlan, milhares de bolas de fogo passam diariamente no céu sem que as possamos ver. «A que passou este domingo era apenas maior e de origem tão primitiva como o nosso planeta», concluiu.
tvi24