- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

GNR faz 300 operações "stop" por dia contra o álcool na estrada
Uma campanha ao longo de nove dias com mais de 300 ações diárias de fiscalização, para detetar condutores com excesso de álcool, começa, esta segunda-feira, nas estradas com maiores taxas de acidentes.
A operação "Baco" decorrerá até dia 12, num total de 3100 ações, e envolverá cerca de oito mil elementos daquela força de segurança. Incidirá também sobre as zonas de diversão noturna.
Em relação à fiscalização habitual, esta operação irá envolver o dobro dos efetivos que fazem o patrulhamento das estradas do continente, disse à agência Lusa o porta-voz da GNR, Pedro Costa Lima.
"O consumo de álcool é uma das principais causas para os acidentes" na estrada, acrescentou. Apesar de os condutores estarem a "melhorar o seu comportamento, deve-se ir mais além", disse o oficial da GNR.
"Conduzir e beber são dois fatores que não podem estar associados", advertiu, salvaguardando, no entanto, que "o principal objetivo" das autoridades é "sensibilizar os condutores" e não apanhá-los em infração.
No ano passado morreram 689 pessoas nos 32541 acidentes de viação ocorridos no país, que provocaram ainda 2436 feridos graves e 39726 ligeiros.
Ações semelhantes à que se realizará em Portugal decorrerão nos restantes 27 países da TISPOL, uma organização europeia que tem como objetivo diminuir o número de vítimas e de acidentes na estrada.
Recentemente decorreram outras duas operações a nível europeu, uma designada "Mercúrio", em que se deu especial atenção ao controlo da velocidade, e outra, na semana passada, intitulada "Truck", dedicada aos veículos pesados e ao controlo de mercadorias.
Fonte: Jornal de Notícias