• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Google revelou ter conseguido impedir o maior ataque DDoS jamais detetado na Internet

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,512
Gostos Recebidos
366
Os ataques na Internet podem surgir de várias formas e os DDoS têm ganho forma nos últimos anos. Esta é uma forma difícil de combater e pode ter impacto grande nos serviços e organizações. A Google, um dos gigantes da Internet, revelou agora ter conseguido impedir o maior ataque DDoS jamais detetado.



Google DDoS ataque Internet






O maior ataque DDoS jamais detetado na Internet


Os ataques DDoS são cada vez mais frequentes e poderosos, representando uma ameaça séria à segurança da Internet. O número destes ataques aumentou 57% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o período homólogo. Além disso, o tamanho médio dos ataques cresceu 31%, atingindo 52,5 gigabits por segundo (Gbps).


Nenhum destes ataques se compara ao que o Google sofreu em agosto de 2023, e que acaba de revelar. Segundo a empresa, foi o maior ataque DDoS já registado, atingindo um pico de mais de 398 milhões de pedidos por segundo (RPS). Para colocar em perspetiva, isso equivale a enviar mais de 28 mil solicitações por segundo para cada um dos 14 mil servidores do Google em todo o mundo.


O ataque durou seis minutos e teve como alvo um serviço específico do Google Cloud Platform, plataforma que oferece soluções em nuvem para empresas e programadores. Apesar da magnitude desse ataque, a Google afirma ter conseguido detê-lo sem ter afetado o desempenho ou a disponibilidade do serviço.

Google DDoS ataque Internet

Google tem infraestrutura pronta para estes momentos


A Google possui uma infraestrutura global robusta que lhe permite absorver e mitigar ataques DDoS antes que eles atinjam os seus servidores. Esta é baseada em três elementos principais: a rede privada global (GPN), o sistema de balanceamento de carga global (GLB) e o serviço Cloud Armor.


A Global Private Network (GPN) é uma rede própria do Google que liga os seus datacenters e pontos de presença em mais de 200 países. Esta tem a capacidade total de mais de 300 terabits por segundo (Tbps), permitindo transportar grandes volumes de tráfego. O sistema global de balanceamento de carga (GLB) é responsável por distribuir o tráfego entre diferentes servidores e regiões geográficas. O GLB também filtra o tráfego malicioso e envia-o para ser analisado e bloqueado.


Ao conseguir combater e impedir o maior ataque DDoS já registado, mostra a sua capacidade nestas situações e garante um compromisso com a segurança na Internet. O que a empresa fez é um marco, embora se saiba que muito em breve este poderá ser ultrapassado em mais um ataque com origem algures na Internet.




pp
 
Topo