• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Google testa conceito de "jornalista-cidadão" com nova app

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
Chama-se Bulletin e permite que qualquer utilizador crie peças jornalísticas sobre acontecimentos locais com recurso a textos, imagens e vídeos.



A Google vê na sua base de utilizadores uma força de criação. A prova disso são vários dos seus serviços que já bebem dos contributos que cada um de nós lhes dá diariamente. Das análises aos restaurantes, até aos alertas de tráfego, muitas são as aplicações e as plataformas que vivem da atividade das pessoas que recorrem a estes serviços com frequência. E é com base nesta ideia que a empresa está a testar uma nova app para todos aqueles que se sentirem impelidos a partilhar informações de interesse público com uma maior audiência.

A nova app chama-se Google Bulletin, e aponta aos acontecimentos locais que, por regra, passam despercebidos às maiores publicações noticiosas. O objetivo é deixar os cidadãos partilharem fotografias, vídeos e texto em pequenas criações jornalísticas da sua autoria, que serão depois partilhadas com a sua comunidade.



Ao contrário de um blog tradicional, os autores não vão ter de se preocupar em criar uma audiência, uma vez que a Google trata de endereçar os leitores certos para os conteúdos que procuram.

Atualmente o serviço está a ser testado em Oakland, na Califórnia, e em Nashville, Tennessee. Para se registar, é preciso submeter um pedido e ter uma conta registada nos serviços Google.

A empresa norte-americana não adiantou se existe, ou não, algum mecanismo para aferir a veracidade das notícias publicadas, mas numa altura em que o fenómeno das "fake news" mina a legitimidade da imprensa, é quase certo que existirá algum procedimento para esse tipo de verificação.
 
Topo