kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

O Governo grego foi obrigado a reabrir temporariamente a radiotelevisão pública (ERT), que tinha decidido encerrar na semana passada. O Conselho de Estado decidiu que, até que haja um novo organismo audiovisual, a ERT deverá continuar a emitir.
O Conselho de Estado determinou que sejam tomadas as medidas adequadas para retomar as emissões, além de ter determinado que é necessário avançar com um novo projeto de lei que reestruture aquele meio audiovisual público, que deverá ser aprovado pelo Parlamento.
O primeiro-ministro, Antonis Samaras, que esteve ontem reunido com os líderes do PASOK e da Esquerda Democrática, que integram a coligação governamental juntamente com o Nova Democracia, não conseguiu convencer os colegas de Governo que a ERT devia permanecer encerrada.
A decisão de encerrar a ERT causou forte polémica na Grécia e no resto da Europa, tendo levado a múltiplos protestos no país, e até mesmo a uma greve geral. Os jornalistas da estação ocuparam as instalações e continuaram a emitir pela Internet.
Na sequência da decisão do Conselho de Estado, além de se comprometer a reabrir a ERT, Samaras assumiu ainda o compromisso de realizar uma remodelação ministerial depois do congresso da Nova Democracia, previsto para o fim de junho.
Os colegas de executivo aplaudiram a decisão do Conselho: «Nenhum Governo tem o direito de fechar a televisão pública», declarou Evangelos Venizelos, líder do PASOK.
O líder socialista sublinhou ainda a necessidade urgente de o Governo promover uma remodelação ministerial e de fomentar uma melhor coordenação governamental, a fim de promover uma reforma radical.
Também o líder do Dimar, Fotis Kouyvelis, denunciou a decisão de Samaras encerrar a ERT.
Uma nova reunião tripartida ficou, entretanto, marcada para quarta-feira.
A decisão do Conselho de Estado de reabrir a ERT foi aplaudida por milhares de pessoas que pela sétima noite consecutiva se mantêm frente à sede da estação televisiva, nos arredores de Atenas.
tvi24