• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

'Governo sem condições para solicitar ajuda externa', diz Teixeira dos Santos

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347


O ministro das Finanças disse hoje que «o Governo não está em condições para solicitar ajuda externa» e nem tem poderes para o fazer.

«O Governo não tem legitimidade para negociar seja o que for», disse Teixeira dos Santos, que falava em conferência de imprensa.

O ministro respondia a questões sobre o impacto da revisão em alta do défice de 2010 - que se fixou nos 8,6 por cento - sobre a credibilidade do país nos mercados financeiros internacionais.

Teixeira dos Santos disse que Portugal «está agora bem pior do que há uma semana», responsabilizado, pela situação, a oposição, por não ter aprovado o PEC e disse que é preciso enfrentar «com grande estoicismo» as dificuldades.

«O Governo não é irresponsável», disse o ministro, frisando que o Governo «vai procurar todos os meios para garantir o financiamento do país».

O INE anunciou hoje que a revisão em alta do défice para 2010 de 6,8 por cento para 8,6 por cento. Esta alteração deveu-se à incorporação nas contas nacionais das imparidades com o Banco Português de Negócios (BPN), que acrescentam um ponto percentual ao défice de 2010, 0,5 pontos percentuais provenientes das empresas de transporte e 0,3 pontos percentuais relativas ao Banco Privado Português (BPP).

A nova metodologia, aplicada em diversos países, leva assim no caso de Portugal a uma revisão do défice em 1,8 pontos percentuais.

Lusa/SOL
 
Topo