- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,109
- Gostos Recebidos
- 515

Acionistas escolhem Conselho de Administração da SAD
O Conselho de Administração da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) a ser constituída para gerir o futebol do Vitória será composto por um mínimo de três e um máximo de sete elementos, com mandatos válidos por um triénio, podendo ser reconduzidos no final desse período, após a realização de assembleia geral para o efeito.
Tudo leva a crer que Júlio Mendes venha a acumular as funções de presidente do clube e da SAD que vai gerir o futebol profissional, mas tal decisão só será definitiva depois de se conhecerem os acionistas, sendo que a única certeza é o Vitória Sport Clube ficar com 40 por cento do capital social, que numa fase inicial será de um milhão de euros.
Definida a distribuição percentual das ações, será apresentada uma lista (ou listas) por parte dos acionistas com a proposta das pessoas que devem formar o Conselho de Administração da SAD.
Obedecendo às regras do mercado, aquele que detiver o maior número de participações terá maior poder de voto na escolha dos elementos para a Administração que dirigirá os destinos da SAD.
Porém, e seguindo aquilo que está estabelecido no documento que foi disponibilizado aos associados, o Vitória de Guimarães terá sempre uma palavra importantíssima nas decisões que venham a ser tomadas.
Isto é, o clube reserva o poder de veto sobre uma eventual escolha que não lhe agrade para o Conselho de Administração, ou então pode reforçar o seu poder na Sociedade Anónima Desportiva, colocando mais um elemento no corpo administrativo.
Fonte: A Bola