Portal Chamar Táxi

Há 13 anos detido em Guantánamo devido a erro de identidade

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
[h=2]Relatório das autoridades norte-americanas aponta falhas.
[/h]
naom_52f365cd4c376.jpg

Mustafa Abd-al-Qawi Abd-al-Aziz al-Shamiri está detido em Guantánamo há 13 anos sem haver uma acusação oficial. Entretanto, dá conta a NBC, informações que constam de um relatório dos serviços de Defesa dos Estados Unidos realçam que a detenção se deveu, essencialmente, a um erro de identidade.


Atualmente com 37 anos, Mustafa al-Shamiri terá participando no conflito na Bósnia em 1995, além de ter lutado ao lado dos Taliban entre 2000 e 2001. Mas o mais recente dos relatórios periódicos feitos sobre detidos na polémica prisão de Guantánamo aponta erros de análise.
“Acreditamos agora que as atividades em causa terão sido levadas a cabo por outros extremistas”, cita a NBC do comunicado.
Mustafa al-Shamiri foi detido em 2002 por as autoridades dos EUA desconfiarem que tinha ligações, como ‘correio’ ou formador, à Al-Qaeda.
Mas apesar de al-Shamiri ter estado “num campo de treinos no Afeganistão” e de poder ter estado no mesmo refúgio onde se esconderam homens que planearam um ataque ao navio USS Cole, não há provas de que tenha feito parte da operação do grupo terrorista.
A defesa do detido, entretanto, prepara novos esforços para a sua libertação, salientando que Mustafa al-Shamiri mostrou “remorsos pelos maus caminhos escolhidos” na sua vida, quando era mais novo. “Durante o tempo em que esteve detido, assistiu a aulas de inglês e de expressão artísticas, ganhando também capacidades em áreas como carpintaria e cozinhar”, realça-se.



nm

 
Topo