- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,687
- Gostos Recebidos
- 1,153
Chama-se Candidozyma auris e é um vírus mortal que pode começar a preocupar. Tem-se espalhado por hospitais por toda a Europa e já foi detado em mais de 40 países no mundo. O Reino Unidos é um dos países onde o aumento nos últimos meses foi mais acentuado.
Segundo o Mirror, este vírus perigoso sempre esteve limitado a casos isolados, mas agora já se encontra em quase todos os continentes. Por exemplo, no Reino Unido, foram registados 134 casos entre novembro de 2024 e abril de 2025, um aumento de 23% em comparação com os seis meses anteriores.
Este vírus pode causar problemas leves em pessoas saudáveis, mas pode acabar por se mortal em doentes com o sistema imunitário mais enfraquecido. Pode acabar por ser mais preocupante quando entra na corrente sanguínea e atinge os órgãos vitais.
De acordo com o The Independent, o Candidozyma auris pode causar infeções graves em pessoas mais vilneráveis. Cerca de 30% a 60% das pessoas infectadas acabam por morrer.
O Mirror aponta que o vírus foi detado pela primeira vez no Japão em 2009. Explicam que pode acabar por sobreviver em superfícies durante muito tempo devido às proteínas que produz.
Os sintomas de Candidozyma auris
Em relação aos sintomas, é algo complicado de detetar. Poderá estar na pele e ser transmitido em hospitais sem que se dê conta. Infeções no sangue ou no cérebro são algumas das complicações que pode provocar.
Segundo o serviço de saúde do Reino Unido, "o que torna este vírus particularmente preocupante é sua notável resiliência pode sobreviver em superfícies por longos períodos, inclusive no ambiente hospitalar, e frequentemente é resistente a tratamentos médicos de primeira linha e a desinfetantes".
Como se espalha o Candidozyma auris
"Espalha-se principalmente pelo contato com superfícies ou equipamentos médicos contaminados, ou pelo contato direto com pessoas infetadas mesmo sem sintomas", continuam.
Como prevenir a progressão e infeção
Grande parte dos cuidados já são os que temos vimos a adotar com outro tipo de patologias. É o caso da higiene das mãos e a identificação de pessoas que estejam infetadas. Também a limpeza correta de espaços hospitalares e o uso de equipamentos descartáveis pode ser importante.
"O Candidozyma auris representa uma crescente preocupação global com a saúde, particularmente em ambientes de saúde, onde pode espalhar-se rapidamente e resistir a tratamentos e a alguns desinfetantes."
IN:NM
