- Entrou
- Mai 11, 2007
- Mensagens
- 4,596
- Gostos Recebidos
- 0

SAMIA OMAR IA EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES
O jornal italiano "Corriere della Sera" avança esta segunda-feira que a velocista somalí Samia Yusuf Omar morreu ao tentar chegar a Itália, a bordo de um barco clandestino que partiu da Líbia, segundo relatou ao referido jornal Abdi Bile, compatriota de Samia e colega de treino.
Samia foi a grande figura da Somália nos Jogos de Pequim'2008, quando competiu na prova de 200 metros. Ficou em último na respetiva série, mas a sua história comovente rendeu-lhe um aplauso em uníssono de todo o Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro.
Tudo porque a atleta enfrentou oposição por parte de vários membros do governo da Somália, que não acreditavam na capacidade de uma mulher fazer boa figura no desporto. Aliás, Samia não teve acesso a condições de treino ideais para preparar a prova, tendo inclusivamente fixado um novo recorde pessoal na distância, com 32,16 segundos.
Em 2011, tentando a preparação para os Jogos de Londres'2012, a atleta mudou-se para a Etiópia, sendo treinada por Eshetu Tura, medalha de bronze em 3.000 metros obstáculos, nos Jogos de Moscovo'1980. Provavelmente insatisfeita com os progressos, Samia tentou então chegar a Itália, onde procurava encontrar um treinador e melhores condições de preparação.
Contudo, o sonho não se concretizou, já que a sua viagem foi travada a meio caminho. Samia seguiu o infeliz caminho de várias pessoas que arriscaram em atravessar o Mediterrâneo e que perderam a vida nessa aventura.
Record
_______