Portal Chamar Táxi

Informação Hidroterapia quente ou fria? Eis a que têm mais benefícios para a saúde

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,708
Gostos Recebidos
1,228
naom_698131210ea32.webp


Há tratamentos medicinais com água para todos os gostos — a hidroterapia pode assumir diversas formas e temperaturas variáveis.


Segundo apontam os especialistas do Prevention, estas são algumas das "ferramentas e estratégias disponíveis para maximizar os benefícios do exercício físico".


Desta forma, colocam numa balança a sauna versus mergulho num banho gelado para a recuperação. Qual deles é o melhor para os músculos (incluindo o coração)?


Apesar de ambas as práticas serem seguras, tanto as saunas quanto os mergulhos frios apresentam alguns riscos para certos grupos de pessoas. O ideal é consultar sempre um médico antes de adicionar estes tratamentos à sua rotina.


Benefícios das saunas para a recuperação muscular


"Uma sauna pode ajudar a impulsionar o processo natural de recuperação do corpo", explica a personal trainer Tina Tang à mesma fonte.


"O calor aumenta a circulação, eleva um pouco a frequência cardíaca e ajuda os músculos tensos a relaxar", o que resulta em mais oxigénio e nutrientes fornecidos aos músculos doridos e cansados, "o que pode reduzir a dor após um treino intenso", acrescenta a fisioterapeuta Molly Ruecker. "O calor também estimula o suor, o que pode ajudar a eliminar os subprodutos metabólicos que se acumulam após o exercício."


Possíveis desvantagens das saunas


O maior problema apontado por estes especialistas é a desidratação: "Perder muitos líquidos por causa do suor pode impactar na recuperação, tornando músculos e articulações ainda mais rígidos", explica a fisioterapeuta Ruecker.


"O calor elevado também pode colocar pressão no sistema cardiovascular, o que pode ser uma preocupação para pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou que estão a tomar determinados medicamentos", acrescenta.


Benefícios dos mergulhos a frio para a recuperação muscular


"A exposição ao frio ajuda seu corpo a sair desse estado de 'calor e cansaço' pós-treino, apertando os vasos sanguíneos e puxando o sangue de volta para a circulação".


De acordo com estas especialistas, para as mulheres, isso é especialmente útil porque "tendem a enviar mais sangue para a pele após o exercício, o que pode deixá-las exaustas", explica Tang.


"O frio redireciona o sangue para os músculos que precisam, ajudando a recuperação a acelerar um pouco."


A par disso, "o choque do frio desencadeia a liberação de noradrenalina — uma hormona que aumenta a energia, o estado de alerta e o humor no geral. "Por isso é que muitas pessoas descrevem sentir-se mais claras e renovadas depois de apenas um mergulho curto", explica Tang.


Possíveis desvantagens dos mergulhos frios


"O frio extremo pode stressar o sistema cardiovascular, especialmente para pessoas com problemas cardíacos ou circulatórios. Também pode ser desconfortável ou até chocante se feito de forma muito abrupta."


Tang e Ruecker explicam ainda que se recorrer a este método com frequência pode anular alguns dos benefícios que obteve com o exercício físico, dado que "o. frio logo após o treino de força ou qualquer treino cujo objetivo seja de adaptação muscular pode, na verdade, retardar o progresso porque reduz a inflamação necessária para essas mudanças".


Na dúvida, informe-se com um médico especialista.

IN:NM
 
Topo