• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

HIRISE explora Marte

MANGO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
294
Gostos Recebidos
0
É a jóia da coroa de todos os instrumentos de observação enviados até agora para a exploração marciana. Deste instrumento surgiram as imagens mais detalhadas até agora obtidas da superfície do planeta vermelho. Trata-se da HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment). Este instrumento tem, contudo, desde o passado mês de Novembro, apresentado alguns problemas, nomeadamente um aumento do ruído que se tem agravado com o tempo, tendo atingido níveis preocupantes em Janeiro. Ainda não se tem uma via para a resolução do problema, mas a operacionalidade do instrumento tem sido mantida na base da evidência de que aumentando a temperatura antes da obtenção de imagens, o problema desaparece. Esperemos que uma solução seja encontrada para a menina bonita da exploração marciana.

Em anexo a primeira imagem enviada pelo Hirise de março de 2006 , do satélite ao alvo distam 2,493 kilometros . A esta distãncia a escala é de 2.49 cm por pixel , objectos menores que 7 metros obtêm resolução .

Cumprimentos
Mango
 
Topo