Portal Chamar Táxi

Hong Kong: polícia agride manifestante algemado

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
A estação televisiva de Hong Kong TVB revelou esta quarta-feira imagens que mostram um grupo de agentes da polícia a agredir um manifestante algemado durante vários minutos durante uma operação esta madrugada.

Alan Leong Kah-kit, líder do Partido Cívico, disse ao South China Morning Post que o homem agredido é Ken Tsang Kin-chiu, membro do mesmo partido.

Segundo Leong, Tsang Kin-chiu encontra-se detido em Wong Chuk Hang e já foi visitado por quatro advogados.

A Amnistia Internacional (AI) juntou-se ao coro de condenações da alegada agressão a Ken Tsang e Mabel Au, diretora da AI de Hong Kong, disse que tudo aponta para um «feroz ataque contra um homem detido que não representava ameaça para a polícia», apelando a uma investigação imediata.

«Os agentes da polícia de Hong Kong envolvidos na agressão de um manifestante pró-democracia, já detido, têm de enfrentar a Justiça», afirmou a organização em comunicado citado pelo jornal South China Morning Post, acrescentando que «todos os indivíduos envolvidos em atos ilegais devem ser acusados».
[video=youtube;P2aITGfN0qk]http://www.youtube.com/watch?v=P2aITGfN0qk[/video]


Pelo menos 45 detidos em noite intensa de confrontos


Os violentos confrontos que tiveram, esta noite, Hong Kong como palco, com a polícia a recorrer a gás pimenta para dispersar centenas de manifestantes, resultaram em 45 detidos, informaram as autoridades.

A polícia voltou a recorrer ao gás pimenta para dispersar centenas de manifestantes que pouco antes da meia-noite se entrincheiraram numa das ruas próximas do complexo que alberga a sede do Governo e o Conselho Legislativo (LegCo, parlamento) de Hong Kong.

Ao início da madrugada, ativistas do movimento ‘Occupy Central’ forçaram a retirada de várias dezenas de agentes, os quais se viram encurralados por centenas de manifestantes que conseguiram cortar o tráfego e montar barricadas na via.


Face à atuação da polícia contra os manifestantes, a popularidade do secretário para a Segurança de Hong Kong caiu a pique, revela uma sondagem da Universidade de Hong Kong.

A sondagem, citada pelo jornal South China Morning Post, indica que o saldo entre os votos de confiança a Lai Tung-kwok e os de desconfiança resultou «numa queda para zero» da popularidade do dirigente.

O inquérito de opinião, que se realiza todos os meses e avalia a popularidade de diferentes membros do Governo, decorreu entre 06 e 09 de outubro, depois de a polícia ter lançado gás lacrimogéneo 87 vezes sobre os manifestantes em Hong-Kong, além de gás pimenta, a 28 de setembro.



tvi24
 
Topo