Portal Chamar Táxi

Hugo Chávez ameaça nacionalizar bancos que não financiem projectos públicos

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Gostos Recebidos
504

Hugo Chávez ameaça nacionalizar bancos que não financiem projectos públicos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, instou na terça-feira a banca privada venezuelana a financiar projectos do sector público, advertindo que poderá nacionalizar os organismos financeiros que não cumpram a lei.

«Se não querem cumprir a lei, vamos fazer com que a cumpram, ou nacionalizamos esses bancos. Eu não tenho nenhum problema com isso, que cumpram e mais nada, esse sim é o meu problema», disse.

Num longo Conselho de Ministros transmitido em directo pela estação estatal Venezuelana de Televisão, o presidente da Venezuela explicou que «a banca tem recursos equivalentes ao orçamento (de Estado) de um ano e está obrigada a financiar projectos públicos e privados».

«Se aqui há bancos privados que não podem cumprir com o financiamento de projectos de pequenos produtores, venham a mim que tenho flor, nós não podemos continuar fazendo o papel de tontos», disse ao pedir ao presidente do Banco Central da Venezuela, Nelson José Merentes Díaz, para preparar um programa de investimentos para a banca privada.

«Quero um plano de investimentos da banca pública e privada para este ano e para o próximo, banco por banco», disse, sublinhando que o financiamento de projectos não pode ser realizado só pelo Estado, «a banca pública e privada tem o dever de colaborar».

Desde que em 1999 assumiu o poder, o presidente Hugo Chávez nacionalizou 13 instituições financeiras, entre elas o Banco de Venezuela, detentor de 28 por cento do negócio financeiro local, defendendo que a actividade financeira é um «serviço público» e como tal «de utilidade pública».

A legislação venezuelana obriga os bancos a destinar uma percentagem do capital para créditos e contempla sanções económicas para os casos de incumprimento.

Além de alguns bancos, foram também nacionalizadas empresas de sectores considerados estratégicos como a exploração petrolífera, produção eléctrica, agrícola, siderurgia, construção, produção e distribuição de alimentos, entre outros.

Lusa/SOL