Portal Chamar Táxi

Human Rights Watch alerta para uso de crianças-soldados no conflito no Sudão do Sul

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
O exército do Sudão do Sul e as forças rebeldes recrutam de forma sistemática menores de idade para combaterem na guerra civil que assola o país há mais de um ano, denunciou hoje a organização Human Rights Watch (HRW).
"Apesar das promessas das forças do Governo e da oposição, ambas as partes continuam a recrutar e a utilizar crianças-soldados em combate", advertiu o diretor para África da HRW, Daniel Bekel, que acusou o exército do Sudão do Sul de recrutar menores perto do complexo da ONU em Malakal, no nordeste do país.
As forças rebeldes também utilizaram crianças, tanto em operações de combate como em tarefas logísticas e de reabastecimento, assegurou a HRW, após uma dezena de entrevistas realizadas a menores de idade que entraram em combate durante o ano passado.
"Um rapaz de 16 anos de Bentiu (norte do país) descreveu o seu terror quando, apenas um dia depois de ter sido recrutado juntamente com dezenas de jovens em dezembro de 2013, um dos comandantes rebeldes lhe deu uma arma e o obrigou a lutar", afirmou a HRW.
A organização de defesa dos direitos humanos exigiu, tanto ao Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, como ao ex-vice-presidente e líder dos rebeldes, Riek Machar, que emitam ordens claras para parar o recrutamento de menores de idade e colaborem com as Nações Unidas para ajudar a reinseri-los.



dn
 
Topo