Portal Chamar Táxi

Identificadas nove galáxias anãs a orbitarem Via Láctea, peça-chave para a matéria escura

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4028814.jpg

Três telescópios auxiliares do observatório Paranalm no Chile, com seis das nove descobertas marcadas no céu
A matéria escura manifesta a sua presença através dos efeitos gravitacionais que exerce sobre a matéria visível.
Astrónomos da universidade britânica de Cambridge anunciaram hoje a identificação de nove galáxias anãs a orbitarem a Via Láctea, uma descoberta chave para o avanço do conhecimento da matéria escura, substância invisível que mantém unidas as galáxias no Universo.



Trata-se da primeira deteção destes corpos celestes desde que, em 2005 e 2006, foram descobertas dezenas de galáxias anãs do mesmo tipo sobre o hemisfério norte terrestre.

Desta vez, as galáxias anãs, três delas bem definidas, foram identificadas sobre o hemisfério sul, perto das Nuvens de Magalhães (formadas por duas galáxias anãs irregulares, a Pequena Nuvem e a Grande Nuvem, satélites da Via Láctea), noticiou hoje a Universidade de Cambridge no seu portal.
As galáxias anãs ou galáxias satélites são as formações estelares mais pequenas e menos luminosas do Universo, que orbitam galáxias maiores, e podem chegar a ter apenas cinco mil estrelas, ao passo que a Via Láctea, na qual se localiza a Terra, tem centenas de mil milhões de estrelas.
A matéria escura, que compõe cerca de um quarto de toda a matéria e energia do Universo, manifesta a sua presença através dos efeitos gravitacionais que exerce sobre a matéria visível, como galáxias e estrelas.



dn


 
Topo