- Entrou
- Ago 4, 2007
- Gostos Recebidos
- 1,263
Um homem de 73 anos passou a noite em alto mar depois de ter ficado "desorientado" enquanto fazia um passeio de caiaque sozinho na praia de Middle, perto de Adelaide, na Austrália.
Goran Radic estava a fazer um trajeto que já tinha realizado "mais de mil vezes", garantiu em declarações à emissora australiana ABC, quando ficou "desorientado" na terça-feira.
"No momento em que não vi a entrada para os canais, apercebi-me de que alguma coisa estava diferente", contou o pescador experiente que cresceu na Sérvia.
O idoso estava a usar um colete salva-vidas, mas tinha deixado o telemóvel no carro - ficando sem forma de saber exatamente onde estava, que horas eram ou de comunicar com alguém.
Mesmo assim, "não entrei em pânico. Estava bem".
A família, notando a demora de Radic, alertou as autoridades já pouco antes das 23h de terça-feira, preocupada com a segurança do pescador. A polícia do sul australiana depressa pôs equipas de resgate na água e conduziu uma busca aérea extensiva com câmaras de infravermelhos, mas não conseguiram encontrar Radic.
"Eu cheguei a ver um helicóptero durante a noite, mas eles passaram sem me ver", recordou o homem.
Aos meios de comunicação, Radic contou ainda que tentou remar até à cidade de St. Kilda, a cerca de 20 quilómetros de Middle Beach. "Achei que as luzes me iam guiar até St. Kilda, mas não as encontrei, então andei para trás", confessou.
A busca acabou por ser suspensa e foi retomada na manhã de quarta-feira, quando, por fim, conseguiram localizar o pescador, sentado no seu caiaque a cerca de dois quilómetros de Middle Beach. Eram 8h30, mas o resgate só foi possível mais perto do meio dia, quando um helicóptero conseguiu pousar num banco de areia.
"Conseguimos aterrar num banco e que ele andasse até à aeronave, e ele depois subiu", explicou Clinton Daniels, do Serviço de Operações Especiais de Ambulância do sul australiano.
Assim que chegou a segurança, a primeira coisa que Radic fez foi ligar à esposa: "Ela está feliz por eu estar vivo e perguntou-me o que aconteceu".
Aos media admitiu que a pior parte da noite foram "os mosquitos. Havia "demasiados".
IN:NM