• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Imagem de Cristo em vidro sobreviveu 16 séculos

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3600683.jpg


Peça do século IV apresenta uma das mais antigas e bem conservadas representações de Cristo encontradas na Península Ibérica, dizem arqueólogos espanhóis, da Andaluzia.
A imagem impressiona, à primeira vista, pelo estado de conservação. É difícil imaginar que aqueles pedaços de vidro do século IV sobreviveram 1600 anos e chegaram até nós deixando perceber claramente uma imagem de Cristo - uma das mais antigas e mais bem conservadas encontradas na Península Ibérica, dizem os arqueólogos que fizeram o achado nas ruínas da cidade romana de Cástulo, na província espanhola da Andaluzia. Impressiona também pelo que significa: esta descoberta "obriga a rever a história do cristianismo na Península".

Olhando para o prato de vidro, uma patena usada na eucaristia, podemos recuar no tempo e tentar imaginar quem eram as pessoas que usavam esta peça, como é que se converteram ao cristianismo, se eram escravos ou aristocratas, se adoravam Cristo clandestinamente ou apoiados pelo poder do império.



dn
 
Topo